REFLEXÕES PASTORAIS COM GRAÇA

terça-feira, 23 de junho de 2009

AQUELE QUE COMEÇOU A BOA OBRA, A APERFEIÇOARÁ

Em Filipenses 1.3-11 identificamos alguns passos no pensamento do apóstolo Paulo, em relação aos filipenses: 1)lembrava-se deles com senso de ação de graças; 2)lembrava-se deles cada vez que orava, e, 3) essa lembrança sempre fora fonte de alegria para ele, levando-o a mostrar-se grato a Deus. E aí, a conhecida afirmação de que “... aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até o dia de Cristo Jesus” (v.6).
Podemos, então, entender que existe tanto Obra quanto Boa Obra.
A Obra de Deus é sempre BOA e maravilhosamente perfeita. Mas nós, pela nossa liberdade (livre arbítrio) por Ele concedida, fazemos escolhas... e aí, muitos aceitam a Obra, recebem a Graça (favor imerecido) e contentes com tal dádiva, recebem simplesmente, muito pouco pensam em dar-se, não se entregam em amor, generosidade e gratidão. São abençoados, mas não procuram abençoar. Sobre estes - e são milhões - existem bênçãos do Senhor, existe uma Obra. Mas aqui aprendemos com o apóstolo que sobre os filipenses havia uma Boa Obra. E é sobre isso a nossa reflexão:I- A BOA OBRA DE CRISTO EM NÓS (v. 3-8)
A BOA OBRA: Molda-nos o caráter e nos transforma em pessoas agradáveis, solidárias, por isso o apóstolo era conduzido a dar graças a Deus todas as vezes que se lembrava deles.E você: de quem se lembra e dá graças a Deus por sua vida?
- de quem se lembra e com alegria ora em todas as suas súplicas a Deus?
- de quem você se lembra e sabe que é cooperador/ora do Evangelho, desde o primeiro dia e continua até agora?
- quem começou e se dedicou desde o primeiro momento?
- quem ainda continua com o mesmo empenho de antes?
Sobre estes, acredite, existe uma BOA OBRA de Deus iniciada e em processo de aperfeiçoamento!
A BOA OBRA: Torna-nos generosos e participantes da graça de outro, tanto dos problemas, como na defesa do outro.
A BOA OBRA: Faz com que outros sintam saudade de nós, ou seja, para estes fazemos falta quando não estamos presentes.
À propósito, lembro-me da expressão popular: Cuidado, não falte ao serviço, pois pode ser que seu chefe descubra que você não faz falta!
II- A BOA OBRA APERFEIÇOADA POR CRISTO EM NÓS ( v. 9-11)
A BOA OBRA APERFEIÇOADA: Faz crescer mais e mais o amor em nós (para tanto, é preciso buscar e ter mais intimidade com Ele, usando a fé e a razão, a ciência e o conhecimento).
A BOA OBRA APERFEIÇOADA: Faz-nos aprovar as coisas excelentes (submetidos a testes e a provas de valores espirituais elevados, somos aprovados, porquanto estaremos fortalecidos em
generosidade, sentimento de gratidão e na capacidade de perdoar).
A BOA OBRA APERFEIÇOADA: Torna-nos sinceros (no latim, sincero significa sem cera. Antigamente: a cera era usada para disfarçar os defeitos, as manchas e as imperfeições das esculturas). Uma pessoa sincera, é alguém sem cera, que não se esconde, que não esconde imperfeições e defeitos.
A BOA OBRA APERFEIÇOADA: Torna-nos livres de escândalos (ou seja, livres de tropeços, sem ofensa, sem traços de desonra, que não levem outros a tropeçarem e caírem).
A BOA OBRA APERFEIÇOADA: Torna-nos cheios de frutos de justiça ( retidão, pureza e santidade).
Em resumo:
A BOA OBRA DA SALVAÇÃO nos conduz a um início – CONVERSÃO VERDADEIRA (nascer de novo, mudança de natureza, alteração profunda nas estruturas do ser humano), a uma nova fase – SANTIFICAÇÃO - pelo poder aperfeiçoador do estado de santidade, e conclui, na eternidade, pela GLORIFICAÇÃO.
Veja bem: a BOA OBRA é contra toda e qualquer forma de auto-suficiência.
Muitos são os cristãos, mas nem todos permitem que o Senhor comece a BOA OBRA em suas vidas, logo, se não há boa obra, não há como completá-la ou aperfeiçoá-la.
E em você? Pela leitura e releitura do texto bíblico e pela compreensão exegética destas reflexões pastorais, vai uma pergunta: É perceptível pelos outros que Deus iniciou uma Boa Obra em você? Então, entregue-se mais e mais e Ele aperfeiçoará essa Boa Obra em você até o advento de Cristo Jesus.
(Síntese de mensagem deste pastor levada à Comunidade no culto de domingo 21/06/2009)