Postagens

Mostrando postagens de Maio 11, 2008

A PRESENÇA DO SENHOR EM TODAS AS ESTAÇÕES (Compreendendo a beleza do Salmo 84 e da letra de “As Quatro Estações” de Kleber Lucas).

Flores de maio, sol de verão. A primavera está chegando, é o fim da solidão. Diz a Bíblia – Ec 3 – que para tudo há um tempo determinado. Às vezes, o tempo é bom, às vezes, não. E assim vivemos entre dois pólos. Um começa onde o outro termina. Então há tempo para: nascer, morrer; plantar, colher; derrubar, edificar; chorar, rir; prantear, saltar; abraçar, deixar de abraçar; estar calado, falar; guerra, paz. Em que tempo você está? Não esqueça: a primavera está chegando, é o fim da solidão (às vezes estamos rodeados por uma multidão, mas nos sentimos tão sozinhos, pelas circunstâncias!). O pardal encontrou casa. E a andorinha ninho para si. E eu os teus altares. Deus providencia ninho para o pardal e para a andorinha. Ele cuida de sua criação. Imagine os cuidados que Ele tem por nós, que somos feitos à Sua imagem e semelhança. Ele nos presenteia a todos nós, com os Seus altares, por isso sentimos seguros, protegidos, guardados, amparados. Nuvens e raios sobre o sertão. Avisa lá que est…

A FÉ QUE RESISTE ÀS TRIBULAÇÕES

O livro do profeta Habacuque apresenta inicialmente uma situação vivenciada por muitos crentes: a maldade não castigada e por que Deus, sendo justo e bom, pode permitir que os maus prosperem e tenham poder sobre Seus filhos. Todos os três capítulos do livro nos descrevem momentos marcantes para os hebreus. O reino do norte havia sido esmagado pelos assírios, e logo mais os terríveis caldeus – os babilônicos - viriam sobre Jerusalém, como capital do reino do Sul. Essa era a vontade de Deus pela desobediência do povo, mas Habacuque não sabia. E eis que surge o profeta orando e clamando. Aqui nos deparamos com o enigma da oração não respondida. O enigma para Habacuque era o silêncio, a aparente inatividade e despreocupação da parte de Deus em vista do pecado. O profeta olhava ao seu redor, via o pecado inflamando a todos e ficava em estado de perplexidade, perguntando-se: por que Deus não age? Este tem sido o clamor de crentes em todas as épocas. Deus, porém, sempre responde no tempo det…