REFLEXÕES PASTORAIS COM GRAÇA

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

QUE TIPO DE CRISTÃO É VOCÊ?

Em 3 João 1.1-14, o apóstolo dirige sua carta a Gaio, um dos cristãos em uma das igrejas da província da Ásia. A carta foi escrita por que os mestres enviados por João foram rejeitados em uma das igrejas da Ásia por um líder ditatorial que até mesmo expulsava membros que mostraram hospitalidade aos mensageiros de João. Ele envia essa carta para elogiar Gaio por ter dado hospitalidade e sustento a esses mestres e, de modo indireto, para advertir Diótrefes.
Na carta o apóstolo cita nomes de três homens, com características comuns a muitos outros nas igrejas espalhadas por todo o mundo.
O primeiro é Gaio, no versículo 1; 
O segundo é Diótrefes, no versículo 9; 
O terceiro é Demétrio no versículo 12.
Ao identificar os perfis desses três homens, constatamos que eles se encontram presentes na igreja cristã até nos dias de hoje, em todas as partes, inclusive em nosso meio.
I. CARACTERÍSTICAS DE GAIO: gracioso e piedoso, v.1-8.
Gaio era amado- v. 1: “O presbítero ao amado Gaio, a quem, na verdade, eu amo."
Gaio recebeu oração - v. 2: Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma." 
Gaio era respeitado- v.3,4: "Porque muito me alegrei quando os irmãos vieram e testificaram da tua verdade, como tu andas na verdade. Não tenho maior alegria do que ouvir que meus filhos andam na verdade".
Gaio era generoso - v.5-7: "Amado, procedes fielmente tudo o que fazes para com os irmãos, e para com os estranhos; que em presença da igreja testificaram da tua caridade, aos quais, se conduzirdes como é digno para com Deus farás; Por que, pelo seu nome saíram, nada tomando dos gentios".
Gaio era um exemplo a seguir - v.8: "Portanto, aos tais devemos receber, para que sejamos cooperadores da verdade."
II. CARACTERÍSTICAS DE DIÓTREFES: ditatorial, autoritário- v.9-11
Diótrefes era um cristão carnal- v.9: "Tenho escrito a igreja; mas Diótrefes, que gosta de tem a primazia entre eles, não nos recebe." 
Diótrefes era diabólico- v.10: "Pelo que, se eu for, trarei a memória as obras que ele faz, proferindo contra nós palavras maliciosas, e, não contente com isto, nem recebe os irmãos, e impede os que querem recebê-los, e os lança fora da igreja."  
Enfim, Diótrefes era um líder eclesiástico que exercia poderes ditatoriais na igreja. Por certo, tinha influência considerável, pois conseguia excluir pessoas da comunhão da igreja.
Diótrefes era um péssimo exemplo- v.11: "Amado, não sigas o mal, mas o bem. Quem faz o bem é de Deus, mas aquele que pratica o mal não tem visto a Deus".  
III. CARACTERÍSTICAS DE DEMÉTRIO: confiável- v.12-14.
Demétrio tinha um bom testemunho- v.12"Todos dão testemunho de Demétrio, até a mesma verdade; e também nós testemunhamos; e vós bem sabeis que o nosso testemunho é verdadeiro.”  
Finalizando,então:
Com qual dos três perfis você se identifica?
Você é semelhante a Gaio, é fiel, procura andar na verdade e tem prazer em saber que os irmãos, igualmente, estão andando na verdade?
Ou você é igual a Diótrefes, que gosta muito de ser e se sentir o mais importante, profere palavras maldosas, não recebe com prazer os irmãos, antes os impele a sair da igreja?
Ou, então, é semelhante a Demétrio, de quem todos falam bem, pois dá bom testemunho?
Afinal, quem é você?
Confiável e generoso, ou autoritário, insubmisso e ditador? (Reflexão com base em mensagem anunciada na Comunidade, por este pastor, no culto de domingo, 26/10/2014).