terça-feira, 8 de janeiro de 2013

O CONSOLO PARA QUEM PASSA POR TRIBULAÇÕES MAS CONFIA NO SENHOR!

O capítulo 40 do livro do profeta Isaías traz uma mensagem de consolo ao povo de Israel. Estruturalmente, em termos teológicos, sabe-se que o livro está distribuído em duas partes; a primeira compreende os capítulos 1 ao 39 (julgamento com promessa) e a segunda parte compreende os capítulos restantes, 40 a 66 (consolo com julgamento). Por isso, sobressai que em muitas versões há um subtítulo já no capítulo 40: Mensagem de consolo. Após o alerta quanto ao julgamento em curso, o profeta inicia uma mensagem de Deus para que o povo seja consolado. Já terminou a escravidão; os pecados foram perdoados. Mas há ainda uma ressalva - para que nunca venhamos a esquecer: o anúncio de que o homem é fraco, finito. Na NTLH/CPAD, Nova Tradução na Linguagem de Hoje da CPAD/Casa Publicadora da Assembeia de Deus o texto é cristalino (v.6,7): " Alguém diz: Anuncie a mensagem. O que devo anunciar? - eu pergunto. Anuncie que todos os seres humanos são como a erva do campo e toda a força deles é como uma flor do mato. A erva seca, e as flores caem quando o sopro do Senhor passa por elas. De fato, o povo é como a erva. A erva seca, a flor cai, mas a palavra do nosso Senhor dura para sempre".
Nós, os mensageiros das boas novas, devemos, no ínicio deste 2013, mas continuadamente, prosseguir anunciando o que Senhor mandou Isaías anunciar: falar o mais alto possível, entregando a mensagem em voz alta. Devemos falar sem medo. Ele está chegando! Ele vem com toda a força, para cuidar do povo, juntando os carneirinhos e carregando no colo; guiando com carinho as ovelhas que estão amamentando (v.9-11).
Assim como antes, o povo ainda questiona (v.27): " O Senhor não se importa conosco, o nosso Deus não se interessa pela nossa situação?". Mudam as estações do ano, mudam os anos e com eles as situações e as circunstâncias, mas parece-nos que o ser humano não muda!
Se você estiver - nestes dias primeiros do ano de 2013 - passando por problemas e dificuldades tão grandes que a impressão que tem é que vai sucumbir e ser tragado, por não ter solução, não desanime!
Aprenda com o texto bíblico e busque consolo no Senhor e em Sua palavra, que não volta atrás e dura para sempre (v.8)!
A resposta que o profeta Isaías deu ao povo sofrido daqueles dias, continua valendo aos que persistem em duvidar da ação benfazeja de Deus (v. 28-31):
"Será que vocês não sabem? Será que nunca ouviram falar disso? O Senhor é o Deus Eterno, Ele criou o mundo enteiro. Ele não se cansa, não fica fatigado; ninguém pode medir Sua sabedoria. Aos cansados - VOCÊ ESTÁ CANSADO? - Ele dá novas forças e enche de energia os fracos. Até os jovens se cansam, e os moços tropeçam e caem;
mas os que confiam no Senhor recebem sempre novas forças, andam e não se cansam!"
Como você está se sentindo?
Fraco, triste, desanimado? Não, não se permita! Leia e releia o texto bíblico e no Senhor encontre forças para continuar a caminhada com Ele. Confie no Senhor e a Promessa está sobre você e sua vida, portanto, receba as palavras proféticas: Os que confiam no Senhor recebem sempre novas forças. Voam nas alturas com águias, correm e não perdem as forças, andam e não se cansam ( v.31). Creia, simplesmente creia! (Reflexão com base em mensagem anunciada na Comunidade, por este pastor, no culto de domingo 06/01/2013).