REFLEXÕES PASTORAIS COM GRAÇA

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

DEUS E SEUS CRITÉRIOS DE ESCOLHA PARA COMISSIONAR UM MENSAGEIRO!

Jeremias 1. 4-19 revela o início do ministério do profeta, evidenciando a soberania de Deus ao formar, santificar (separar) e dar (designar) Jeremias para profeta e porta-voz às nações (Assíria, Babilônia, Egito, Judá e outras). Tal qual acontecera com Moisés (Êxodo 3.4), Jeremias alega incapacidade e inexperiência (sou uma criança), mas o apoio e a presença de Deus (eu sou contigo) superarão a deficiência do profeta.
Lembro-me que no início de minha caminhada com Cristo, ouvi de um pregador algo que marcou minha vida de discípulo: “Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos”.
Assim, não são os que se acham capacitados e aptos para realizar determinada tarefa que o Senhor escolherá. Muitas vezes, são aqueles que se acham incapacitados – que não veem em si mesmo as condições, por humildade ou temor de fracasso – que são os escolhidos. Aconteceu com Moisés – que se dizia limitado pelas palavras e agora com Jeremias – que diz não saber falar direito, como uma criança.
Mas ei que foram eles os escolhidos, não outros!
Deus repreende Jeremias ao afirmar que não devia dizer que era uma criança, pois aonde quer que Ele lhe enviasse, iria e tudo quanto lhe mandar fazer, fará!
Por que deveria assim agir, não temer diante dos desafios?
Porque “Eu sou contigo, para te livrar, diz o Senhor”.
Ato contínuo, o Senhor estendeu a mão e tocou a boca de Jeremias, (comparada à experiência de Isaías 6.7) dizendo: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca.
E mais disse: Ponho-te, neste dia, sobre as nações e sobre os reinos, para arrancares e para derribares, e para destruíres, e para arruinares; e também para edificares e para plantares.
I – DEUS ESCOLHE E ENVIA OS ESCOLHIDOS
II – VOCÊ FOI ESCOLHIDO, ENTÃO SERÁ ENVIADO, MAS NÃO DEVE TEMER, POIS O SENHOR ESTARÁ COM VOCÊ
III – VOCÊ FOI ESCOLHIDO E ENVIADO PARA DIZER TUDO O QUE O SENHOR LHE ORDENA DIZER
IV – COMO ESCOLHIDO E ENVIADO, PODERÁ TER QUEM LHE PERSIGA E CONTRA VOCÊ LUTE, MAS ELES NÃO PREVALECERÃO, PORQUE O SENHOR ESTARÁ COM VOCÊ.
Se você é discípulo de Jesus, sinta-se um escolhido por Ele. Ele quer enviar você às nações. Saiba que tempos ruins podem surgir, mas não tema, você triunfará, pois o Senhor é com você!
Às nações, pode não ser um lugar distante, pode ser que seja à sua família, à sua vizinhança, em seu local de trabalho ou de estudos...!
Enfim, não desista de cultuar a Deus. Participe mais e busque evangelizar.
Convide pessoas para virem à presença de Deus!
Não tema, Deus é com você!
Apenas, confie nEle
Espere nEle e Ele tudo fará!
Aonde você estiver, sinta-se um escolhido de Deus.
Sendo escolhido por Deus, seja um mensageiro e um profeta de Deus.
Fale, verbalize, manifeste a vontade de Deus, propague a mensagem do Evangelho!
Não tenha medo ou receio, Ele é com você e mal nenhuma prevalecerá contra você! (Reflexão com base em mensagem anunciada na Comunidade, por este pastor, no culto de domingo 20/10/2013)