domingo, 19 de outubro de 2014

CUIDE DE SUA VIDA!

Em Atos 20.28 o apóstolo Paulo faz uma última exortação aos presbíteros da igreja em Éfeso: cuidem de suas vidas!
“Vá cuidar da sua vida!”: esta frase geralmente é usada para pessoas que, não dando conta de sua própria vida, querem se meter na vida dos outros.
No texto, Paulo está viajando para Jerusalém e tinha pressa v.16. Ele sabia que seria sua última viagem, por isso mandou chamar os presbíteros e lhes dá muitos conselhos, dentre os quais se destaca o que “deveriam cuidar deles mesmos e de todo o rebanho” –v.28.
Vamos entender melhor o texto: pais cristãos normalmente estão interessados na vida espiritual de seus filhos, mas antes de cuidarem da vida de seus filhos precisam cuidar de suas próprias vidas espirituais. 
Insistem muito para que seus filhos vão à igreja, para que leiam a Bíblia, para que orem, mas na primeira oportunidade relaxam e não vão à igreja, deixam de ler a Bíblia e param de orar.
Mulheres e homens estão muito interessados na vida espiritual de seus cônjuges. 
E isso é muito bom e agradável a Deus. 
Mas antes disso, é preciso estar interessado em sua própria vida espiritual.
Muitos são os que querem que as pessoas tenham uma espiritualidade sadia, mas vivem vacilando na fé. Tudo é motivo para prostração, isolamento, desânimo, murmuração.
Em Mateus 16.26 o próprio Senhor Jesus adverte que de nada adianta ganhar a todos e perder a sua própria alma.
Se você quiser que seus familiares, cônjuges, filhos, amigos e vizinhos valorizem o relacionamento com Cristo, é preciso que, em primeiro ligar, você valorize este relacionamento com Ele.
Não se meta na vida de outros. 
Ou melhor, não se trata de cuidar de si e esquecer do outro. NÃO! 
É cuidar de si para, então, cuidar dos outros! 
(Detalhe de aprendizagem de reflexão apresentada em reuniões de Pequenos Grupos).