REFLEXÕES PASTORAIS COM GRAÇA

terça-feira, 2 de outubro de 2012

DE QUEM DEUS ESTÁ PERTO?

Estamos continuamente – nós os que cremos – buscando o Senhor e pedindo por Sua proteção. Queremos que Ele nos guarde e nos proteja. Queremos ser abençoados e sempre bem sucedidos. Queremos estar perto de Deus para que sejamos sempre abençoados! Quem não deseja? Mas o Salmo 34, composto por Davi quando se viu livre da força de Aquis, rei de Gate, que o expulsou, por se passar por louco (1 Sm 21.10-15) assegura que há um tipo especial de pessoa que Deus quer está perto. Você é esta pessoa?  Vamos procurar explorar todo o conteúdo do salmo para que possamos atentar para sua interpretação e aplicação para nossas vidas. Eis uma síntese do salmo:
I – IMPORTA LOUVAR O SENHOR, ENGRANDECENDO SEU SANTO NOME EM TODO O TEMPO: Antes de qualquer outra coisa, louve e glorifique ao Senhor, em todo instante, em todo e qualquer lugar.
II – QUEM PROCEDE ASSIM DEVE BUSCAR AO SENHOR, E ELE RESPONDERÁ E LIVRARÁ DE TODOS OS TEMORES:Esta é a promessa, pois os que insistem em louvar e buscar o Senhor, dEle encontrará respostas para seus questionamentos e socorro na angústia.
III – O ANJO DO SENHOR ACAMPA-SE AO REDOR - É SENTINELA - DOS QUE O TEMEM, E OS LIVRA:Que extraordinário acontece com os que estão com o Senhor, há anjos que se acampam ao redor para livrar de todo o mal.
III – QUEM CONFIA NO SENHOR DEVE FAZER PROVA DE SUA BONDADE; SERÁ FELIZ TODO HOMEM QUE NELE CONFIA:Somente quem confia e quem tem fé, sente-se seguro e feliz, pois faz prova de Deus e espera pela bênção.
IV - OS QUE BUSCAM O SENHOR BEM NENHUM FALTARÁ: Nada faltará a quem tem o Senhor como pastor (Sl 23.1), porque Ele próprio não faltará.
V- MAS É PRECISO TER TEMOR AO SENHOR, GUARDAR A LÍNGUA DO MAL, E OS LÁBIOS DE FALAREM ENGANO: Olha o aspecto condicionante: os que temem ao Senhor se guardam de falar inverdades e palavras enganosas. A estes nada faltará, pois deles Deus se agrada!
VI – OUTRA CONDIÇÃO: É PRECISO SE APARTAR DO MAL E FAZER O BEM; PROCURAR A PAZ COM PERSEVERANÇA: Vejamos mais um aspecto condicionante: quem se afasta do mal, faz o bem e vive em paz com todos, é bem sucedido em tudo o que faz!
VII – OS OLHOS DO SENHOR ESTÃO SOBRE OS JUSTOS; SEUS OUVIDOS ESTÃO ATENTOS AO SEU GRITO DE SOCORRO: Quem vive em justiça – desvia-se do mal – e vive em paz com todos recebe toda a atenção de Deus, pois continuamente tem Seus ouvidos atentos aos gritos de socorro e misericórdia!
VIII – MAS AO CONTRÁRIO, A FACE DO SENHOR ESTÁ CONTRA OS QUE FAZEM O MAL, PARA APAGAR DA TERRA A MEMÓRIA DELES:De forma contrária, aqueles que vivem na prática do mal, os que destilam veneno e ódio, não têm paz, e destes o Senhor não quer ter aproximação, posicionando-se contra eles que praticam e vivem em iniquidade.
IX – OS JUSTOS CLAMAM O SENHOR E ELE OS OUVE, E OS LIVRA DE TODAS AS SUAS TRIBULAÇÕES:Pedidos de socorro dos justos são ouvidos e atendidos pelo Senhor!
X – DE QUEM, ENTÃO, O SENHOR ESTÁ PERTO?Você sabia disso? Reflita, então, sabendo que nós até queremos estar perto de Deus, mas o v. 18a assegura que Ele quer estar perto de quem tem o coração quebrantado. Você tem? 
XI – E A QUEM O SENHOR SALVA? Todos desejam a salvação, mas o v.18b nos fala que Deus salva os de espírito abatido, contritos.
XII – EMBORA OS JUSTOS POSSAM PASSAR POR AFLIÇÕES, HÁ A PROMESSA DE QUE O SENHOR OS LIVRA DE TODAS ELAS: Mesmo quando estamos no Senhor, enfrentamos problemas,  infortúnios e  aflições, mas a promessa é enfática, o Senhor nos livra de todo o mal! Clamemos a Ele, sempre!
XIII – O SENHOR RESGATA A VIDA DE SEUS SERVOS E NINGUÉM QUE NELE SE REFUGIA SERÁ PUNIDO OU CONDENADO: Finalmente, podemos confiar que Deus resgata a alma e a vida dos seus, para que nenhum se perca e seja condenado! Pense nisso! (Reflexão com base em sermão proferido na Comunidade, por este pastor, no culto de domingo 30/09/2012).