SOMENTE EM JESUS HÁ DESCANSO PARA O HOMEM!

Mt 11.28-30 relata declarações de Jesus que sustentam: os cansados e oprimidos precisam ir a Ele, que serão aliviados; os que estão cansados e oprimidos quando se submetem a Ele, que é manso e humilde de coração, encontram descanso para suas almas. E o descanso e alívio ocorrem porque o peso, o jugo de Jesus é suave e leve. Assim somente em Jesus o homem descansa a sua alma. Sabemos quão oprimido e pesado tem vivido o homem, em especial devido a três fatores que produzem jugo sufocante e peso insuportável. Inicialmente o peso da religião. Todas as religiões expressam, por sua natureza, as tentativas do homem de se chegar a Deus. Nessa busca podem representar peso: as cerimônias e os rituais vistosos; as promessas e os votos; o moralismo e a justiça própria; e mais outras expressões de religiosidade. O que sabemos em relação a tudo isso é o que ensina o apóstolo Paulo em Cl 2.20-23: essas coisas perecem pelo uso e são inúteis. Enquanto a religião tenta levar o homem a Deus, Ele veio ao encontro do homem (Jo 1.14). A religião cansa o homem. Jesus descansa o homem. Em segundo lugar eis que vem o individualismo como peso sobre o homem. A manifestação do “eu” impera e pesa muito quando o homem assim declara: - o que "eu" vou comer hoje?O que "eu" vou vestir? "Eu" estou triste! "Eu" fui injustiçado!"Eu" estou cansado, ansioso. Esses e tantos outros cuidados com o Eu cansa o homem. Mas em Jesus eu descanso. Em Jesus a minha alma descansa. O individualismo cansa o homem. Jesus descansa o homem. O terceiro peso na vida do homem é o pecado. O pecado trabalha no homem e cobra até salário ( Rm 6.23)! O pecado vai corroendo, vai minando as forças do homem, até acabar com sua vida. O pecado é tão pesado que manifesta seu poder e força anulando vontades, como nos exemplos seguintes: a prostituta está cansada de sua vida, mas não consegue parar. O adúltero até que não quer mais trair, mas não consegue parar em sua prática. O alcoólatra sabe que está perdendo muito e vai chegar ao fundo do poço, mas não tem forças para parar. O que sabemos em relação a isso é o que nos ensina a Bíblia: os nossos pecados nos afastam de Deus (Is 59.1-2); Jesus veio para nos salvar de nossos pecados (Mt 1.21). Somente em Jesus há descanso para a minha alma. Somente em Jesus, cujo peso é leve e suave, não convivo mais com o pecado que me escravizava e pesava sobre a minha vida. O pecado cansa o homem. Jesus descansa o homem. E quanto a você? Está cansado com o peso da religião, com o peso do “eu” e com o peso dos pecados? Você tem carregado esses três pesos? O peso que está sobre você é o do legalismo e da religiosidade? Não, então, é o do Eu, do individualismo? Ou será o peso dos pecados? Está sentindo muito cansaço? Não vacile, não espere muito! Fuja da religiosidade. Fuja do egoísmo e do individualismo. Fuja dos pecados. Somente em Jesus há solução e descanso para nós! (Mt 11.28-30) (Síntese da mensagem deste pastor levada à Comunidade no culto de domingo 28/06/2009).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FERIDO OU SEM FORÇAS, SEJA COMO A ÁRVORE CORTADA, QUE AO CHEIRO DAS ÁGUAS, É RENOVADA E FRUTIFICA!

PRESENÇA E AUSÊNCIA DO ESPÍRITO DE DEUS: ASCENSÃO E QUEDA DE UM UNGIDO DO SENHOR!

DESPERTA MULHER! TU, QUE DORMES, DESPERTA PARA O CHAMADO DE DEUS!