QUAL SUA ATITUDE DIANTE DE QUEM REJEITA VOCÊ OU FRUSTRA SEUS PLANOS?

Em Lc 9.51-56 há mais um episódio que envolve Jesus e Seus discípulos. Acompanhem-me, então, na leitura e na reflexão teológica. Com o propósito de ir a Jerusalém, escolhe Jesus o caminho por Samaria e envia emissários para preparar as condições (pousada e alimentação) para tornar melhor sua jornada. Vejamos a exegese do texto bíblico:1)v.51 Diante do Plano de Deus, que era levar Jesus à morte,como cordeiro imaculado,pelos pecados de todos nós, o Senhor manifestou a firme determinação de ir à Jerusalém. Você conhece os planos de Deus para sua vida? Concorda com eles? Está consciente de que precisa manifestar a firme determinação de ir à frente até o fim? Ou não, ao contrário: você é como aquele que segue seus próprios impulsos e não pára e ouve a voz de Deus? 2) v.52 Diante de uma viagem Jesus se organizou, enviando mensageiros para prepararem pousada. E quanto a você? Age assim, também? Pensa nas consequências de suas atitudes e consegue se antecipar ao que virá? Prepara a caminhada, antes de iniciá-la?3) v.53-56 Quando Jesus foi rejeitado e teve um plano frustrado, reagiu de uma forma. E quanto a você? Quando é contrariado, quando as coisas não acontecem como planejou, qual sua reação? Você é dos que mandam descer fogo dos céus para consumir pessoas e coisas? Lança maldição sobre pessoas e lugares? Hostiliza? Fica mal humorado? Revolta-se com a vida e com Deus?4) Vou insistir neste ponto: Jesus foi rejeitado, não O quiseram receber,e, então, qual foi Sua reação? Foi idêntica à dos discípulos Tiago e João, que desejavam aprovação do Senhor para mandar descer fogo dos céus, como Elias, e consumir todos aqueles samaritanos? Não, decididamente, não! Então, que todos possamos aprender mais com Jesus, que diante da situação de rejeição e frustração de um plano, e da atitude de imaturidade espiritual dos discípulos, assume uma posição firme e faz duas declarações:
1ª- "EU NÃO AJO COMO VOCÊS, EU NÃO REVIDO O MAL COM O MAL, EU SOU DE DEUS, O ESPÍRITO SANTO ESTÁ COMIGO, MAS E QUANTO A VOCÊS, DE QUEM VOCÊS SÃO? DE QUE ESPÍRITO VOCÊS SÃO?".
2ª- "EU NÃO VIM PARA DESTRUIR OS HOMENS, MAS PARA SALVAR SUAS ALMAS".
Após o incidente Jesus e os discípulos não desistiram e voltaram, ao contrário, prosseguiram viagem e foram adiante para outra aldeia, posto que lhes interessavam ir à Jerusalém.
Concentremo-nos agora nas palavras do Senhor que são firmes e definitivas!
O propósito do Senhor é que tudo quanto Ele viveu e falou não seja banalizado e caia no esquecimento. Em relação à esse episódio é preciso destacar e aprender que:
1) Jesus tem planos para você.Conheça-os.
2) Conhecendo-os, não vacile, busque forças e prossiga a jornada, firme e decidido, com Ele.
3) Haja o que houver, não desista nunca, tenha certo que você é templo e morada do Espírito Santo, logo, não permita que outro espírito ocupe o lugar que é só dEle.
4) Os planos do Senhor não se frustram nunca, exceto quando há um propósito, e este é sempre para nosso aprendizado.
5) Se alguém rejeitar você ou contribuir para o seu insucesso, não reaja de forma violenta ou deseje que "desça fogo dos céus" sobre a pessoa, ao contrário, ore por ela, saiba que, em Cristo, verdadeiramente, importa que todos se salvem e tenham a vida eterna. Se alguém rejeitar a salvação, que seja por obra e vontade exclusiva da pessoa, não por negligência sua ou mau testemunho seu.
E assim sendo, o Deus de paz, de graça, de amor e de misericórdia, estará sempre com você.
Palavras finais do Senhor para todos nós:
No Caminho é necessário buscar o crescimento e a direção do Espírito Santo.
Aqueles que demonstram espírito sectário e ódio, os que apelam para a violência, não são homens e mulheres de Deus, não são templo e morada do Espírito Santo, são, portanto, de outro espírito, ou, então, faltam-lhes igualmente a maturidade espiritual. (Síntese da mensagem deste pastor levada à Comunidade no culto de domingo 22/11/2009)

Comentários

manoel disse…
Amado irmão em Cristo, muito obrigado pela situação descrita de uma caminhada por Cristo. Vou parar para pensar, refletir e agir conforme os ensinamentos bíblicos.Valeu irmão.A PAZ E UM ABRAÇO NO CORAÇÃO. VOU ACOMPANHAR ESTE BLOG.

Postagens mais visitadas deste blog

FERIDO OU SEM FORÇAS, SEJA COMO A ÁRVORE CORTADA, QUE AO CHEIRO DAS ÁGUAS, É RENOVADA E FRUTIFICA!

PRESENÇA E AUSÊNCIA DO ESPÍRITO DE DEUS: ASCENSÃO E QUEDA DE UM UNGIDO DO SENHOR!

DESPERTA MULHER! TU, QUE DORMES, DESPERTA PARA O CHAMADO DE DEUS!