OS QUE CONFIAM MAIS NO AMOR E NO FAVOR DE DEUS, QUANDO NA ADVERSIDADE NÃO DESISTEM, ANTES OUSAM SEGUIR E PROSSEGUIR!

Jo 21.1-14 nos descreve um especial momento entre Jesus e sete de Seus discípulos. Isto aconteceu após a morte e ressurreição do Mestre e era Sua terceira aparição aos discípulos. No texto bíblico, seis homens estavam ao lado de Pedro, quando este lhes afirmou que iria pescar. De imediato os outros o acompanharam e foram ao mar de Tiberíades. É certo que lançaram a rede por toda a noite e nada pescaram. E aí surge a primeira indagação: Por que os discípulos seguiram Pedro e foram pescar? Não havia mais nada a fazer? Toda Israel ainda vivia em torno dos acontecimentos das últimas semanas: Jesus, para muitos o Messias, para outros não, após fazer o bem, realizar milagres, prodígios e maravilhas, fora crucificado, morto, enterrado, mas ao terceiro dia havia ressuscitado e aparecido a Seus discípulos por duas vezes. Esse era um tempo de perplexidade, de tristeza para tantos, de descrença para outros, mas para os discípulos, não! Esse era um tempo de alegria, de extrema felicidade. Jesus, era o Cristo, o Messias, o Ungido de Deus, como anunciara e por tantas vezes lhes falou, por parábolas e sempre com muito amor, zelo e compaixão. Mas não parecia ser assim! O que nos mostra o texto é que sem buscar a orientação de Deus, Pedro resolve ir pescar e os outros seis discípulos ali presentes resolverem acompanhá-lo. Pura e simplesmente, foram pescar peixes quando Jesus afirmara que os queria pescadores de homens. Eles não tinham noção da missão que lhes havia sido confiada pelo Senhor? Por que Pedro e os outros discípulos agiram assim?
I - QUANDO CHEGA A FRUSTRAÇÃO E A DESILUSÃO É MAIS FÁCIL DESISTIR QUE SEGUIR EM FRENTE.
Desistir não é uma decisão fácil. Ao contrário, quando se desiste de algo, espiritualmente sente-se morto, mas fisicamente a mente humana continua processando e não traz tranquilidade. Chega-se, muitas vezes, ao pensamento "e se eu não tivesse desistido...?". Mas já é tarde! Alguém desistiu de um sonho, de um projeto, de viver, até. O que resulta é que a bênção que era daquele ou daquela foi concedida pelo Pai a outro ou a outra. Este ou esta a recebe tão somente por que soube crer, esperar e confiar e, então, obteve graça diante de Deus e foi aquinhoado/a com a realização do sonho.
Pedro esteve com Jesus por mais de três anos em todo um processo de íntimo convívio, pois oravam juntos, alimentavam-se juntos, caminhavam juntos e dormiam em um mesmo espaço físico, em plena comunhão. Ele aprendera do Senhor que todos deveriam estar disponíveis para trabalhar em prol da expansão do Reino de Deus, que deveriam (Mc 16.15,16) ir por todo o mundo e pregar o evangelho a toda criatura. Como detinha forte liderança, Pedro manifestou sua vontade de ir pescar, no que foi seguido pelos demais ali presentes. Mas e o compromisso com Jesus? Ainda não tinham entendido eles que Crito Vive e Reina para sempre! Ainda não tinham entendido que deveriam se preparar para pescar homens e não peixes? Será que, frustrados, por que tudo lhes parecia muito confuso, e ali sem a presença de Jesus para orientá-los, o melhor a fazer era simplemente irem pescar? Muitos são os que ao se sentirem frustrados e decepcionados com os homens, desistem dos planos de Deus para suas vidas e voltam a fazer as coisas que faziam antes, e que são alimentos mais da carne do que do espírito. Muitos deixam o Caminho e se voltam para pegar em redes do velho homem, voltam para o álcool, para as drogas, para a prostitução, para a lama que cheira mal e é imunda. Deixaram, assim, tantos, de sonharem os planos de Jesus para as suas vidas e se entregam nas redes do inimigo.
Mas meu apelo e minha oração neste momento é para que você não aja assim. Na adversidade, não desista, volte para os projetos de Deus, volte a sonhar. Por que sonhar? Porque uma vida sem sonho é como uma cachoeira sem águas volumosas e espumantes, uma praia sem ondas e uma flor sem perfume.
II - COM JESUS NÃO ACONTECE ASSIM: ELE NÃO DESISTIU DOS DISCÍPULOS E FOI ATÉ ELES, MAIS UMA VEZ, PARA QUE NÃO DESISTISSEM DOS PLANOS DE DEUS PARA CADA UM.
O que mesmo Jesus fez quando percebeu a frustração, a falta de rumo, visão e firmeza dos discípulos para prosseguir, sem vacilar e sem ter medo de mais nada?
Em primeiro lugar, perdoou os fracos e pusilânimes discípulos. E então, e já era essa a terceira vez, foi até eles, disposto e ter mais um momento de comunhão, mostrar mais uma vez Seu poder e autoridade (mandou que lançassem a rede mais uma vez e houve grande pescaria, nas mesmas águas onde por toda a noite eles - sem Jesus - nada pescaram).
Aprendamos com Jesus: precisamos estar dispostos a perdoar os que nos decepcionaram. É necessário parar na adversidade e refletir buscando a confirmação de que Ele quer o melhor para os Seus discípulos (E hoje quem são os discípulos de Jesus? - os que permanecem em Sua Palavra, posto que conhecerão a verdade e por esta serão libertados - Jo 8.31,32).
A despeito de tudo - o que pode nos afastar de Cristo (Rm 8.35-39): será tribulação,angústia, perseguição, fome, nudez, perigo ou espada?
Saibamos que em Cristo somos mais que vencedores, estando todos certos de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem as coisas do porvir, nem os poderes, nem altura, nem profundidade, nem qualquer outra criatura poderá nos separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor!
III - COM VOCÊ TAMBÉM DEVE SER ASSIM: NÃO DESISTA, ANTES SIGA E PROSSIGA PARA A REALIZAÇÃO DE SEUS SONHOS.
Isso vale para você. Não desista nunca de Deus e dos planos que Ele traçou para você.
Com Cristo no controle, os nossos sonhos se tornam reais. Não permita que o temor e a descrença tome conta de você. Saiba que Deus é Pai e que Ele ama você.
Aprendamos com Jesus, cuja presença ali com aqueles discípulos que se afastaram do propósito divino e estavam pescando, prova que Ele não desistia de nenhum deles.
Que assim seja com você, saiba que Deus nunca desistirá de você, saiba que é Seu desejo que não se perca e que busque realizar seus sonhos, mas saiba, convém buscar qual o propósito de Deus para você. Pv 19. 21 nos diz que "muitos são os sonhos no coração do homem, mas o propósito de Deus prevalecerá". Ou seja sonhe, sonhe sempre, mas não se esqueça de consultar o Senhor, não esqueça que seus sonhos se realizãrão e serão sempre o melhor para você quando houver uma confluência entre seu sonho e o propósito de Deus para você.
Sejam quais forem as dificuldades,sejam quais forem os problemas,saiba que Deus é com você. Não desista Dele, porque Ele nunca desistirá de você. Sabendo disso faça você o melhor: elimine palvras como decepção, frustração, depressão, desesperança e desistência de seu vocabulário pessoal;ao contrário, daqui em diante, inclua e conjugue mais os verbos sonhar, realizar, seguir, prosseguir, ganhar, conquistar e vencer. Confie mais no Senhor. Confie na Graça, no Favor do Senhor. Ele é Deus que não falha. Não duvide da ação do Senhor. É loucura duvidar do poder de Deus. Não seja louco! Confie no Amor de Deus. Confie no Favor de Deus. Confie no Senhor, Ele é o seu Pai e é Fiel,sempre! (Síntese da mensagem deste pastor levada à Comunidade no culto de domingo 18/04/2010).

Comentários

Unknown disse…
A Paz do Senhor pastor, muito boa noite. Queria te apresentar o SouVencedor.com, que é um projeto que tem o objetivo de motivar as pessoas e criar em todos um sentimento de conquista e vitória por meio da esperança independente do tamanho do desafio. O endereço é http://www.souvencedor.com. Um forte abraço.

Postagens mais visitadas deste blog

FERIDO OU SEM FORÇAS, SEJA COMO A ÁRVORE CORTADA, QUE AO CHEIRO DAS ÁGUAS, É RENOVADA E FRUTIFICA!

PRESENÇA E AUSÊNCIA DO ESPÍRITO DE DEUS: ASCENSÃO E QUEDA DE UM UNGIDO DO SENHOR!

DESPERTA MULHER! TU, QUE DORMES, DESPERTA PARA O CHAMADO DE DEUS!