DISPOSIÇÃO PARA AS LUTAS DE CADA DIA

Após a leitura de Deuteronômio fica uma pergunta no ar: morto Moisés o que será do povo de Israel? O Senhor levantou, ao longo de milhares de anos na história de Seu povo, homens que exerceram forte liderança, dentre eles destaco Noé, Abraão, Isaque, Jacó, José e Moisés. Cada um deles com suas peculiaridades próprias, mas com forte personalidade e disposição para as lutas que enfrentaram. Em cada um a presença de Deus era real. Lendo e relendo as Escrituras Sagradas deparamo-nos com homens e mulheres em tudo semelhantes a nós, pecadores, falhos, incompletos e limitados. Mas havia um traço comum em cada um, em cada uma, fé e obediência às instruções de Deus. Mas eis que nos encontramos em um momento em que Israel está sem líder. Moisés, o líder maior, o legislador, o grande homem de Deus havia morrido. E agora? No início do Livro de Josué (em todo o capítulo primeiro) fica evidenciado certo cenário e é sobre ele que desejo refletir. O cenário nos revela que:
- o grande líder Moisés havia morrido.
- o povo havia peregrinado por 40 anos no deserto, posto que a geração adulta que saíra do Egito não entraria na Terra Prometida.
Certamente o povo se perguntava: E agora? O que faremos? Qual será o nosso futuro?
Muitos são os obstáculos atuais, o que fazer para vencer e prosseguir?
Aprendamos com o livro de Josué sobre as escolhas de Deus e sobre pessoas de fé que ousaram se dispor para liderar, conquistar e vencer.
I – O SENHOR ESCOLHE PESSOAS PARA LIDERAR E CONQUISTAR
Deus escolhe Josué e o instrui para que assuma a liderança de Seu povo. No v. 3 há uma promessa: “ Todo lugar que pisar a planta de vosso pé, vo-lo tenho dado, como Eu prometi a Moisés”. E a área que o Senhor havia escolhido para Israel e suas 12 tribos era muito grande (v.4).
II – O SENHOR É FIEL PARA COM OS SEUS LÍDERES
No v.5 há uma promessa de que estando o Senhor com alguém, NADA NEM NINGUÉM lhe pode resistir. Quando o Senhor está conosco não nos deixará, nem nos desamparará.
III – PARA LIDERAR E CONQUISTAR É PRECISO SE FORTALECER, OUSAR E TER ÂNIMO E CORAGEM
Nos v.6,7 e 9 o Senhor fala e repete “ SÊ FORTE E CORAJOSO” por três vezes a Josué, pois ele iria liderar o povo na travessia do rio Jordão e entraria na Terra Prometida para a conquistar. Quem deseja liderar deve saber que é necessário ter coragem e não temer, não se espantar, não se intimidar diante das circunstâncias da vida. Pela fé experimentamos a certeza de que o Senhor está conosco, então como podemos temer? Como em Hb 13.6b: “ O Senhor é meu auxílio, não temerei; que me poderá fazer o homem?” Sem a atitude de se dispor para lutar e tomar posse da bênção, as conquistas não se concretizam.
IV- QUANDO O SENHOR ESTÁ COM O LÍDER, TODOS SE SENTEM MOTIVADOS, VÊEM A PRESENÇA DO SENHOR E OBEDECEM
No v.16 vemos o povo, após receber as instruções do novo líder Josué, declarar que se submete a sua liderança, em tudo lhe obedecendo.
V – TANTO PARA O LÍDER QUANTO PARA OS DISCÍPULOS HÁ UMA GRANDE EXIGÊNCIA: OBEDIÊNCIA E SERVIÇO.
Nas lutas do dia-a- dia devemos estar preparados, fortalecidos pela Palavra de Deus que gera fé e mais fé. Aí teremos ânimo, disposição para avançar, lutar e conquistar. Então, por obedecermos e estarmos dispostos ao serviço, a vitória é certa. Aprenda com Josué avance, lute e conquiste. Mas é preciso não se esquecer: quando falta disposição para tomar posse das bênçãos do Senhor, elas não nos alcançam e se perdem no caminho. Existe algo comum em vidas vitoriosas. Em Cristo você alcança a vitória quando: apresenta-se diante de Deus, coloca-se à disposição dEle; procura ser forte e corajoso, ter ânimo, vontade para prosseguir, obedecer à Sua Palavra, não se desviando para a direita, nem para a esquerda. Siga, pois, em frente, sempre. E finalmente: tome posse da bênção, que certamente Ele irá dispor sobre sua vida. Amém! (Reflexão com base em sermão proferido na Comunidade, por este pastor, no culto de domingo 05/09/2010).

Comentários

Anônimo disse…
Pr. Evandro, que Deus te ilumine sempre, e continue te revelando a beleza da Sua palavra, para que pessoalmente na ComGraça e Paz Internacional, ou através desse blog, possamos nos alimentarmos da palavra e compreendermos A graça e o poder de Deus para as nossas vidas. Deus te abençoe na Graça e na Paz de Jesus.
Daniel Araujo (membro da ComGraça e Paz Internacional)

Postagens mais visitadas deste blog

FERIDO OU SEM FORÇAS, SEJA COMO A ÁRVORE CORTADA, QUE AO CHEIRO DAS ÁGUAS, É RENOVADA E FRUTIFICA!

PRESENÇA E AUSÊNCIA DO ESPÍRITO DE DEUS: ASCENSÃO E QUEDA DE UM UNGIDO DO SENHOR!

DESPERTA MULHER! TU, QUE DORMES, DESPERTA PARA O CHAMADO DE DEUS!