ATITUDES DO HOMEM E RESPOSTAS DE DEUS DIANTE DOS DESAFIOS DE CONQUISTA.

O livro de Josué marca a trajetória do povo hebreu, após a morte de Moisés e já sob a liderança de Josué, com a conquista de Canaã e a distribuição de suas terras às tribos de Israel. Interessa-nos refletir sobre a parte inicial do livro, em especial Js 1.1-9. O desafio era imenso. Mas Josué fora treinado por longos quarenta anos e agora era o sucessor de Moisés. O Senhor assim como com Moisés, ali estava para assegurar que, também, era com Josué. Este é o momento em que o Senhor lhe ordena que se coloque diante do povo e que o conduza à Terra Prometida, levando assim a bom termo a obra que havia iniciado com o êxodo do Egito. Muito o Senhor fez e faz por cada um de nós, porém, muito Ele espera que façamos. Há a ação de Deus, mas, igualmente, há atitudes humanas que Ele espera para que Sua vontade seja manifesta e aconteça.
I - ATITUDES INICIAIS DE QUEM ENFRENTA DESAFIOS: FIRMEZA E CORAGEM
1) v. 2 “dispõe-te, agora … passa este Jordão.. “
Nada acontece em nossas vidas, se simplesmente ficarmos parados. É preciso mudar de atitude. Se você estiver parado experimente sair da passividade e passar para a atividade. Saia da inércia, erga-se e ande, vá, passe, atravesse!
2) v. 6,7,9b “Sê forte e corajoso”... é repetido por três vezes, observe!
Nada acontece se estivermos fracos e não tivermos atitudes. A atitude tem que ser ativa, esforçar-se mais, trabalhar mais. O Senhor estava dizendo a Josué e continua dizendo a cada um de nós: "Você quer conquistar, então se prepare e se esforce mais! Não fraqueje!Tenha bom ânimo, força, coragem". Acredite que é possível, seja corajoso. É preciso ter coragem e não desanimar, nunca. Amplie sua visão, veja com fé o invisível, espere o inesperado, pense alto, pois a maneira como você pensa vai determinar suas ações. Você tem um potencial que foi disponibilizado por Deus. Você pode, então, creia nisso. Não iniba seu potencial. Tenha bom ânimo.
II – QUEM ENFRENTA DESAFIOS E BUSCA AJUDA DE DEUS DEVE SER FIEL AO SENHOR E À SUA LEI
1) v. 7 “para que tenhas cuidado de fazer”.
A vitória vem quando você acredita na vitória. Seja mais vigilante. Seja cauteloso. Concentre-se no que está fazendo. Não seja disperso. Seja e esteja focado no que estiver fazendo e assim errará menos. Faça com zelo. Se você fizer de forma precipitada ou resultar mal feito, será preciso retrabalho e aí terá que fazer de novo; isso pode paralisar o trabalho; paradas prejudicam o andamento do projeto. É bom quando se planeja; ao contrário quando se improvisa tudo pode acontecer e o erro, ás vezes, é inevitável!
Exemplo: casos de atrasos nas obras da Copa 2014.
2) v. 8 “Não se aparte da tua boca o livro desta lei medita nela dia e noite …”
Assim como falou com Josué, o Senhor fala com você que dê prioridade a Sua Palavra. Tenha você iniciativas espirituais e priorize a Palavra de Deus.
3) v. 9 b“Não temas, nem te espantes.”
A Josué e a cada um de nós, Deus fala que não fiquemos apavorados porque iremos estar diante de adversidades. Então, a ordem do Senhor para com você é: "Levante-se, saia da inércia e se esforce, faça com cuidado, dedique-se a buscar a Palavra, não tema e não se espante porque Eu, o Senhor, estarei com você onde quer que andar"!
III – COMO DEUS É FIEL AOS SEUS, DE ANTEMÃO, ELE ASSEGURA A VITÓRIA.
1) v. 3 “todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu prometi a Moisés.”
A Josué e a cada um dos Seus, o Senhor está falando que é a garantia da vitória. Somente Ele tem o poder para operar qualquer milagre. Assim Ele é. Somente Ele é a garantia da nossa vitória. Ele é o Deus que por você peleja, somente Ele transforma derrotas em vitória, abre portas que ninguém mais pode abrir. A Josué e a cada um dos Seus, o Senhor está falando que podem prosseguir, pois há garantia de vitória.
2) v. 5 “Ninguém poderá resistir todos os dias da tua vida. Como fui com Moisés, assim serei contigo: não te deixarei, nem te desampararei.”
A Josué e a cada um dos Seus, o Senhor está falando que ninguém poderá resistir todos os dias da nossa vida. Deus tranfere e dota Josué de poder e de autoridade, para que Josué tenha vitórias. De igual forma Ele faz e quer fazer com você! Simplesmente confie, creia e Ele fará! Não o deixarei, diz o Senhor! Aqui é assegurado a cada um dos Seus que Ele, Javé, é presença certa! 
3) v. 9a “ Não to mandei eu?…”
Atente para uma questão importante na vida de um homem e de uma mulher de Deus. Veja quem faz, como faz, quem manda e quem obedece. Você está fazendo algo porque é da sua vontade, você está obedecendo à voz interna do seu coração, é de sua vontade fazer algo, você está fazendo algo porque alguém mandou, ou está fazendo porque está obedecendo a vontade de Deus, está se submetendo a Deus? Ele conhece o antes, o agora e o depois. Você deseja vitória, então,  deixe Deus guiar seus passos, guiar sua vida, pois somente Ele o guiará por caminhos seguros. Deus está falando com você: "Deixe - Me dirigir a sua vida". Então, permita e simplesmente obedeça! E veja o resultado! Assim como foi com Moisés e com Josué, Ele será com você! Creia e então se prepare para a vitória, a conquista e o milagre da vida transformada e vitoriosa! (Reflexão com base em sermão proferido, na Comunidade, por este pastor no culto de domingo 19/06/2011).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FERIDO OU SEM FORÇAS, SEJA COMO A ÁRVORE CORTADA, QUE AO CHEIRO DAS ÁGUAS, É RENOVADA E FRUTIFICA!

PRESENÇA E AUSÊNCIA DO ESPÍRITO DE DEUS: ASCENSÃO E QUEDA DE UM UNGIDO DO SENHOR!

DESPERTA MULHER! TU, QUE DORMES, DESPERTA PARA O CHAMADO DE DEUS!