O SENHOR É PASTOR DOS QUE SE DEIXAM SER CUIDADOS POR ELE, CONFIANDO TOTALMENTE EM SEU AMOR E EM SUA FIDELIDADE.

O salmo 23 é, talvez, o mais conhecido dos 150 capítulos do livro dos Salmos. Vamos refletir sobre a extensão dos seus seis versículos, extraindo deles sentido e significado para a minha e para sua vida:
I – NA CANSEIRA DA LUTA DIÁRIA, SOMENTE O SENHOR ME FAZ REPOUSAR E ME DÁ DESCANSO REAL (v. 2).
Não adianta buscar paliativos e soluções humanas, que são incompletas, falhas e temporárias. Somente o Senhor proporciona alívio permanente para as aflições, liberando descanso real, pois Sua paz excede todo o entendimento (Fp 4.7). As águas de descanso a que se referem o texto simbolizam as pequenas lagoas onde as ovelhas bebiam água. Tal qual um pastor de ovelhas, o Senhor supre as necessidades dos Seus, com alimento e todo o cuidado diário de que precisamos.
II – O SENHOR REFRIGERA A ALMA, POIS ALIVIA A AFLIÇÃO E ME GUIA PELAS VEREDAS DA JUSTIÇA (v. 3).
O Senhor é o socorro bem presente em toda e qualquer tribulação, como confirma o Sl 46.1; é Ele quem acode o necessitado e o livra no dia do mal (Sl 41.1). Não me devo preocupar com as injustiças dos homens, pois o Senhor é justiça!
III – O SENHOR ESTÁ COMIGO, LOGO NÃO TEMEREI MAL ALGUM, MESMO QUANDO ATRAVESSO O VALE DA SOMBRA DA MORTE. ELE ME CONSOLARÁ E ME FARÁ SENTIR SEGURO, TOCANDO-ME COM SEU CAJADO (v. 4).
Às vezes, sentimo-nos na escuridão e no abismo da solidão e do desamparo. Deprimidos, sentimo-nos impotentes e a própria vida perde muito de seu sentido. Mas o salmista está assegurando que mesmo em momentos assim, em um "vale da sombra da morte", o Senhor está com ele, amparando-o e consolando-o.
A vara  era usada para enfrentar e afugentar animais selvagens, enquanto que o cajado era usado pelo pastor para puxar as pernas das ovelhas quando se prendiam ou içá-las quando caíam.
IV – OS ADVERSÁRIOS NÃO TRIUNFARÃO SOBRE MIM. QUANDO ESTIVER NA PRESENÇA DELES, O SENHOR TAMBÉM ESTARÁ E HÁ DE ME UNGIR A CABEÇA COM ÓLEO. UMA MESA DE BANQUETE SERÁ PREPARADA PELO SENHOR PARA CELEBRAR A MINHA VITÓRIA SOBRE ELES (v. 5)
O óleo - azeite era usado, pelo pastor, para tratar os ferimentos das ovelhas. Mas também tem o sentido de imprimir autoridade e poder. E isso o Senhor faz pelos Seus, cuida, protege, comissiona e prepara para grandes feitos. O ungido do Senhor enfrenta adversários e celebra vitória, sempre!
V – COMO O SENHOR ESTÁ SEMPRE COMIGO, SUA BONDADE E SUA MISERICÓRDIA ME SEGUIRÃO POR TODOS OS MEUS DIAS, E QUANDO NÃO MAIS AQUI ESTIVER, TENHAM CERTEZA, QUE ESTAREI HABITANDO NA CASA DO SENHOR PARA SEMPRE (v. 6).
Bondade e misericórdia, assim como amor, generosidade e solidariedade, são atributos do Senhor e devo - se sou dEle - tê-los me seguindo em cada dia e por toda minha vida. Prosseguindo assim, assegurarei a eternidade com o Senhor!
VI – POR QUE CREIO E CONFIO QUE TUDO ISSO ACONTECERÁ COMIGO? PORQUE AMO, ADORO E OBEDEÇO AO SENHOR COMO DISCÍPULO E OVELHA DE SEU PASTOREIO! PORQUE ME DEIXO LEVAR POR SUA PALAVRA, PORQUE QUERO E O CONSIDERO MEU PASTOR, OBEDEÇO A SUA VOZ E SEI QUE, POR ISSO, NADA ME FALTARÁ! (v.1).
Tenho Sua presença! Tenho Seu amor! Tenho Sua fidelidade! E mesmo que os homens me persigam ou me abandonem, sei que o Senhor não me abandonará! Ele é o bom pastor e o bom pastor cuida de suas ovelhas e nunca as abandona! Ele declarou: “Eu sou a porta das ovelhas. Se alguém entrar por mim será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem. O ladrão vem somente par roubar, matar e destruir; Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas”(Jo 10. 9 -11). Se você tem ou atravessa problemas relacionados com CANSAÇO, ESTRESSE, AFLIÇÃO, ANSIEDADE, DEPRESSÃO, MEDO, PERSEGUIÇÕES e INJUSTIÇA saiba que no Senhor está a solução para cada um desses males.  O salmo 23 é a bula que nos esclarece e instrui sobre a forma do agir de Deus em nossas vidas. Leia-o diariamente, assim como os textos sagrados que constituem a Palavra do Deus Vivo. Neste específico salmo, o 23, pratique o que Davi nos ensina sobre a comunhão com Deus. Deixe que o Senhor assuma a posição de PASTOR de sua vida! O verdadeiro sentido e significado da expressão muito conhecida do primeiro versículo "O Senhor é meu pastor; nada me faltará" é este: Se o Senhor for, verdadeira e permanentemente, o meu pastor - se eu for discípulo, submetendo-me à Sua autoridade e vontade, obedecendo à Sua voz e preceitos - então,  nada me faltará! Pense nisso e sua vida mudará! Ele é seu pastor? Se a resposta for sim, com convicção e a expressão da verdade, então, descanse nEle, pois nada lhe faltará! Se for não a resposta, ainda há tempo de rever seus conceitos e valores, entregando-se a Ele, e como pastor, a promessa de suprir suas necessidades, acontecerá para você, também! (Reflexão com base em sermão proferido na Comunidade, por este pastor, no culto de domingo 10/07/2011).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FERIDO OU SEM FORÇAS, SEJA COMO A ÁRVORE CORTADA, QUE AO CHEIRO DAS ÁGUAS, É RENOVADA E FRUTIFICA!

PRESENÇA E AUSÊNCIA DO ESPÍRITO DE DEUS: ASCENSÃO E QUEDA DE UM UNGIDO DO SENHOR!

DESPERTA MULHER! TU, QUE DORMES, DESPERTA PARA O CHAMADO DE DEUS!