EDIFICANDO A VIDA SOBRE A ROCHA: Uma Palavra às Mulheres Idôneas e Altamente Recomendáveis!

Inicialmente, reflitamos em Gn 2.18: “ Disse mais o Senhor, não é bom que o homem esteja só, far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea”. O texto sagrado indica que o Senhor ao criar a mulher, fez a partir de um propósito bem específico. Ela deveria ser auxiliadora idônea.
I- A MULHER DEVE SER IDÔNEA
Mas o que significa ser idônea? O dicionário nos assegura que idônea é toda pessoa capaz e apta. Aplica-se, também, para uma pessoa altamente recomendável. Outro texto, Pv 14.1, afirma: “ A mulher sábia edifica sua casa mas a insensata com as próprias mãos a destrói”.
II - A MULHER DEVE SER SÁBIA E NÃO INSENSATA
Onde nós encontramos a mulher sábia? Onde encontramos a insensata? Eis a questão!Aqui mesmo, na igreja! A mulher sábia é comedida em suas ações, ora e sabe esperar no Senhor, não murmura, não participa de fofocas ou mexericos, mesmo aqueles "ingênuos" e "inocentes"! A mulher sábia busca os atributos de Jó identificados em Jó 1.1, integridade, retidão, temor a Deus e que se desvia do mal! Vejamos este exemplo que não devemos copiar de uma mulher cristã! Conta-se o caso de uma irmã que ministrava na escola dominical e exortava as mulheres sobre posturas éticas e cristãs, sobre os cuidados com a administração da casa, quanto a higiene e limpeza, mas que ao ser necessário uma visita de um grupo de irmãs, foi constatado que a casa da exortadora era uma “bagunça”! Um típico caso de façam o que digo, mas não façam o que eu faço! Quantas vezes você tem orado com seu marido, com seus filhos, para que as coisas do alto sejam ligadas em sua vida?Ou para que algumas coisas sejam desligadas?
III - A MULHER DEVE SER DE ORAÇÃO E PRODUZIR FRUTO
Vejamos Lc 6.43 – 45: “não há árvore boa que dê mau fruto, nem tampouco árvore má que dê bom fruto. Porquanto cada árvore é conhecida pelo seu próprio fruto”. Que fruto você está produzindo, irmã? Em sua casa, na igreja, no seu trabalho, há frutos? Muitas vezes você se preocupa se Deus vai atender a sua oração e se o milagre irá acontecer. O que ouve? Por que a demora? Quando o meu milagre vai acontecer, Senhor? Deus está mais interessado em você do que no seu milagre. O milagre é consequência de uma vida firmada em Cristo. Deus está interessado EM VOCÊ!
IV - A MULHER PRECISA ESTAR ATENTA PORQUE DEUS DESTACA AS ÁREAS DE SUA VIDA
Como assim, em que áreas da vida?
Em sua maturidade espiritual (sair do “leitinho espiritual”).
• Em sua mudança (mudar o jeito de andar, falar, vestir).
• Em um caráter íntegro, como o de Cristo.
• Em sua sensatez.
• Em seus cuidados com a língua (Cl 4.6) “a vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um”.
• E mais: em seu comedimento e moderação.
Vejamos, ainda, uma séria advertência para mulheres que gostam de estar constantemente na casa de vizinhos, amigos ou parentes. Pv. 25.17: “não sejas frequente na casa do teu próximo, para que não se enfade de ti e te aborreça”. Cuidado, então!
Finalmente, saiba você que Deus está interessado em sua obediência. E a obediência, para ser completa e agradar a Deus, deve ser a Ele, por Sua palavra, aos seus líderes e aos seus pastores. É preciso estar vigilante e não facilitar com o Inimigo. O Senhor quer edificar uma morada permanente em você. Ele quer que você edifique sua vida N’Ele. Ele é a rocha (Sl 144.1), o refúgio e fortaleza (Sl 46.1), portanto, nada é mais seguro e garantido do que edificar sua vida nEle! Não desista, não desanime, não vacile, firme sua vida nEle, pois você é uma pessoa idônea e altamente recomendável! (Reflexão com base em sermão proferido pela pastora Isabel Cristina na Igreja do Evangelho Quadrangular, bairro Aponiã, em Porto Velho, sob a firme liderança da pastora Maria José Nascimento, em culto coordenado pelo Grupo Missionário de Mulheres, quarta-feira 31/08/2011).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FERIDO OU SEM FORÇAS, SEJA COMO A ÁRVORE CORTADA, QUE AO CHEIRO DAS ÁGUAS, É RENOVADA E FRUTIFICA!

PRESENÇA E AUSÊNCIA DO ESPÍRITO DE DEUS: ASCENSÃO E QUEDA DE UM UNGIDO DO SENHOR!

DESPERTA MULHER! TU, QUE DORMES, DESPERTA PARA O CHAMADO DE DEUS!