DEPENDE DE VOCÊ!

Mc 10.46-52: o texto, em sua perícope, descreve o momento em que Bartimeu, em dupla condição de miserabilidade, porquanto cego e mendigo, teve um encontro com Jesus. E aí presenciamos o milagre: quem não via, passa a ver! É certo que Bartimeu teve fé e a cura veio em resposta a sua fé. Mas, neste instante, quero levar você a uma reflexão que permita perceber que o milagre em sua vida DEPENDE DE VOCÊ quando soma fé e iniciativa!
I – ANTES E ATÉ AQUELE MOMENTO, BARTIMEU VIVEU SOFRENDO SOZINHO, PERDIDO E SEM ESPERANÇA!
Passado e presente se misturavam e lhe traziam à lembrança seu estado: cegueira, pobreza, mendicância, sofrimento, angústia, ausência de paz, completa falta de perspectiva de futuro. Quantos castelos, sonhos sonhados, mas não concretizados! Quantos projetos elaborados, mas não efetivados! Os castelos assemelhavam-se aos construídos na areia, e que são levados pelas águas do mar! E mais uma vez, a tentativa de prosseguir, mas tudo era ilusão! Um temporal novamente se formou e mais uma vez lágrimas de frustração rolaram. Aí então você – estando hoje na mesma situação do cego Bartimeu – pode descobrir que só tem uma solução!
II – A PARTIR DO ENCONTRO COM JESUS, BARTIMEU SE SENTE ACOLHIDO, CURADO E SALVO!
Saiba que Deus – assim como Jesus fez com Bartimeu – pode mudar esse quadro. O seu estado é lastimável. Você está cego, espiritualmente você nada vê. Seu estado é deplorável! Mas mesmo assim, Ele ama você! E se você O quiser Ele muda num momento a sua vida. Depende de você e Jesus muda esse quadro. Só depende de você!
Como?
Encontre-se com Jesus. Entregue a Ele todo o seu viver. Renda-se a Jesus e você será liberto! Mas depende de você!
Bartimeu estava ali à beira do caminho. Ouviu que Jesus estava passado e clamou por Ele. Mesmo quando muitos o repreenderam por sua insistência, ele continuou a clamar por compaixão. Jesus ouve seu clamor, para e manda chamá-lo. De pronto, Bartimeu age, levantando-se de um salto, lançando fora sua capa, vai ao encontro de Jesus.
Jesus ao vê-lo faz uma pergunta: que queres que Eu te faça? E a resposta do cego foi: Mestre, que eu torne a ver? Jesus, então, simplesmente respondeu: Vai, pois a tua fé te salvou! Jesus é extraordinário e sempre excede, até nas bênçãos concedidas: além da cura física, a cura definitiva da alma (a salvação)! Assim, Bartimeu tomando a iniciativa, teve fé e entregou toda a sua sorte e sua vida a Jesus. E obteve cura e salvação. Assim como aconteceu com Bartimeu ontem, pode acontecer como você, hoje!
De igual modo, se lhe interessa, tome a iniciativa, faça sua parte, clame por Jesus e seu quadro mudará, só depende de você! Reaja e não se conforme com seu estado. Não se conforme com a dor, o medo, a aflição, a angústia, o desespero, a solidão, a doença, a incapacidade física. Reaja! Entregue seu viver a Jesus, e Ele mudará sua sorte e lhe concederá cura, libertação e salvação! E aí você recomeçará, parando de sofrer! Sua vida vai mudar! Só depende de você! E que assim como Bartimeu, após a cura física e a salvação alcançada, você passe a seguir Jesus, estrada fora (v.52b), como somente os discípulos continuam fazendo! (Reflexão com base em sermão proferido na Comunidade, por este pastor, no culto de domingo 16/10/2011).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FERIDO OU SEM FORÇAS, SEJA COMO A ÁRVORE CORTADA, QUE AO CHEIRO DAS ÁGUAS, É RENOVADA E FRUTIFICA!

PRESENÇA E AUSÊNCIA DO ESPÍRITO DE DEUS: ASCENSÃO E QUEDA DE UM UNGIDO DO SENHOR!

DESPERTA MULHER! TU, QUE DORMES, DESPERTA PARA O CHAMADO DE DEUS!