DEUS FAZ PROMESSAS DE SUCESSO, MAS HÁ CONDIÇÕES IMPOSTAS POR ELE!

No livro de Josué 1.1-9 o Senhor - após a morte de Moisés - fala com o segundo no comando do grande exército de ex-escravos que saíra do Egito e que estava há quarenta anos errante pelo deserto! Era chegada a hora de nomear Josué o novo líder e sucessor de Moisés e de dar-lhe instruções sobre a partida para a conquista da Terra Prometida. Os primeiros versículos nos esclarecem muito sobre as promessas de Deus e as condições que Ele estabelece para a garantia de Sua presença e da certeza de vitória em todas as situações futuras.
Como sempre, iremos refletir sobr o texto e, então, interpretaremos, a partir de sua contextualização:
I -  A MORTE DE PARTE DE UM PROJETO, NÃO GERA O FRACASSO DO TODO:
Moisés - o grande líder e libertador - morrera, e agora? Todo o projeto de levar o povo à Canaã estava fadado ao fracasso? Não!
Mesmo quando parte de um plano se mostra inviável, com a direção de Deus é sempre possível mudar as estratégias e prosseguir para alcançar a vitória! A morte de Moisés não iria mudar os planos de Deus!
II - SE HOUVER UMA PESSOA SEQUER TEMENTE A DEUS NO GRUPO, A EMPREITADA PODERÁ SER BEM SUCEDIDA:
Havia Josué. Ele era o capitão de todo o exército, enquanto Moisé era o general e o Senhor o comandante-em-chefe. Com a morte do general, o capitão foi promovido e ocupou o ser lugar. Ele fora treinado para suceder a Moisés, pois possuía todas as credenciais para tanto: era humilde, temente a Deus, obstinado e exercia sua liderança com autoridade, vigor e rigor.
III - COM O CUMPRIMENTO DAS INSTRUÇÕES DE DEUS, QUALQUER AÇÃO TERÁ ÊXITO:
Aquele povo fora testado e reprovado por Deus. Mas havia a promessa de ser conduzido à Terra que manava leite e mel e o Senhor cumpre o que promete,sempre! Logo, era preciso viabilizar a forma de alcançar o sucesso da empreitada! Quem iria liderá-los?  Josué reunia todas as condições e a ele foram dadas as instruções para a conquista da promessa! A história nos mostra na sequência da leitura do texto sagrado que Josué empreendeu a jornada com o povo, extarordinariamente bem, e o sucesso foi retumbante! Porque simplesmente todas as instruções e orientações de Deus não foram negligenciadas, ao contrário, em tudo obedeceram ao Senhor!
IV - AS INSTRUÇÕES DE DEUS A JOSUÉ CONTINUAM VALENDO PARA NÓS:
      1) É preciso que sejamos fortes e corajosos para iniciar e concluir uma jornada.
      2) Além disso, é necessário obedecer a toda a Lei de Deus, dela não se desviando, nem para a direita nem para a esquerda.
      3) A Lei de Deus -Sua Palavra - deve ser falada (vivenciada) e meditada - de dia e de noite - e aí então  ela se cumprirá na vida de quem tem fé e a exercita.
      4) O v. 7 é bem marcante: " Tenha o cuidado de obedecer.....": O sucesso não é garantido incondicionalmente. A lei em geral era lida oralmente e isto devia continuar; não apenas ler é necessário, mas meditar e aplicar nas questões diárias, simples e complexas da vida!
Façamos isso! Vai você iniciar novas empreitadas em 2013 busque ajuda de Deus!
Ele pede que você seja inicialmente, forte e corajoso! Depois, que confie nele, tenha fé, leia e medite em Sua Palavra, seja obediente... confie....espere....não se desvie, nem para a direita, nem para a esquerda; e tudo quanto quiser lhe será concedido! Graças a Deus por isso! (Reflexão com base em mensagem proferida na Comunidade, por este pastor, no culto de domingo 23/12/2012).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FERIDO OU SEM FORÇAS, SEJA COMO A ÁRVORE CORTADA, QUE AO CHEIRO DAS ÁGUAS, É RENOVADA E FRUTIFICA!

PRESENÇA E AUSÊNCIA DO ESPÍRITO DE DEUS: ASCENSÃO E QUEDA DE UM UNGIDO DO SENHOR!

DESPERTA MULHER! TU, QUE DORMES, DESPERTA PARA O CHAMADO DE DEUS!