segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

O CRESCIMENTO ESPIRITUAL QUE EVIDENCIA A MATURIDADE CRISTÃ

Em Colossenses 2.1-7 o apóstolo Paulo fala à Igreja em Colossos, e continua a falar a todos nós, para expor suas ideias sobre crescimento espiritual que deve ser buscado e perseguido pelos discípulos de Cristo. Mas o que é crescimento? Certamente não é algo que acontece repentinamente! Crescimento ocorre e é o resultado que se alcança depois de muito trabalho árduo. Paulo compara uma pessoa em crescimento a uma planta (v.6,7). O crescimento de que estamos falando não é o físico, em que uma pessoa nasce com uns poucos centímetros, e depois de alguns anos atinge sua altura final, mas o crescimento espiritual, que assim como uma árvore (uma planta) deveria crescer e frutificar, mas somente se firma quando os anos passam  e fincam-se as raízes, vindo então os frutos.  Este crescimento resulta de um processo de aperfeiçoamento contínuo e que se estende por toda a vida.
Em toda a carta citada, o apóstolo exorta os cristãos a serem aperfeiçoados no Senhor, desejando que sejam cheios do conhecimento da vontade de Cristo;
- que vivam uma vida semelhante a Cristo, pois a plenitude da sabedoria de Cristo os protegerá do erro;
- que andem de maneira digna do Senhor, frutificando em obras e crescendo em conhecimento;
- que sejam fortalecidos com o Seu poder, de modo que possam resistir a toda a tentação; e
- que sejam agradecidos.
Esta é a tônica do crescimento espiritual na linguagem paulina; vejamos por partes:
I – O CRESCIMENTO ACONTECE EM CLIMA DE MUITO TRABALHO E ESFORÇO PESSOAL (v.1,2): Alguém que trabalha e se empenha ao máximo por aprender mais de Deus e que busca prosseguir sempre, inicia a escalada rumo ao crescimento pessoal, profissional e espiritual.
II – O CRESCIMENTO ACONTECE QUANDO GERA APRENDIZADO (v.2,4): Não basta conhecer, aprender mais; é igualmente necessário que esse conhecimento seja apreendido em toda sua extensão; e que seja evidenciado e igualmente vivido e transmitido, em um processo de discípulo que gera discípulo.
III – O CRESCIMENTO ACONTECE QUANDO O FOCO ESTÁ BEM AJUSTADO (v.4): Muitos são os que alcançam certo crescimento, mas não se mantêm na presença do Senhor e deixam de frutificar, porque se distraíram e perderam o foco.
IV – O CRESCIMENTO ACONTECE QUANDO HÁ COBRANÇA E RESPONSABILIDADE (v.5): Muitas vezes falhamos e o crescimento é reduzido ou até travado quando estamos sozinhos e não há ninguém que supervisione nosso aprendizado; portanto,o crescimento é acelerado quando alguém nos inspeciona.
V – O CRESCIMENTO ACONTECE QUANDO SE ABSORVEM AS LIÇÕES DE EXPERIÊNCIAS DO PASSADO (v.6): As práticas diárias nos levam ao acerto e ao erro. Tanto um quanto o outro nos levam ao aperfeiçoamento; o crescimento sempre se vale de verdades já vividas.
VI – O CRESCIMENTO ACONTECE QUANDO TORNA POSSÍVEL A APLICAÇÃO PRÁTICA DO QUE SE APRENDEU (v.6): O crescimento somente se solidifica quando você pratica o que sabe.
VII – O CRESCIMENTO ACONTECE QUANDO, NO PROCESSO QUE NUNCA CESSA, HÁ GRATIDÃO (v.7): Devemos sempre ser gratos a Deus por todas as bênçãos que já recebemos! Somente pessoas com maturidade espiritual, aquelas que passaram/estão passando pelo processo de crescimento, sentem-se livres para agradecer à Deus por todas as coisas – boas e más – que nos acontecem e que sabemos que vêm a nós para nosso aperfeiçoamento!
Paulo, com muita maturidade espiritual – com crescimento espiritual que estava solidificado na Rocha, que é Cristo Jesus - confirma o entendimento de maturidade espiritual quando afirma em Filipenses 4.11-13 (NVI):
 “... aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância. Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece”.
Este é o crescimento espiritual que cada cristão/ã deve buscar! Pense nisso! No mais, exercite sua fé e cresça! (Reflexão com base em mensagem anunciada na Comunidade, por este pastor, no culto de domingo 10/02/2013).

2 comentários:

Anônimo disse...

Good post. I definitеly appreciate thіs website.
Keep wrіtіng!

Feel frее to surf to my wеb blog Silk N Sensepil
my site > Full Statement

Anônimo disse...

We would suggest stoρping by the benefіcial web page fоr morе information and
fаcts.

Feel free to surf tο my wеb blog: http://www.squidoo.com/flex-belt-review-and-discount