COMPREENDENDO MELHOR O SALMO 23 QUE ENALTECE A RELAÇÃO ENTRE O HOMEM E DEUS, O NOSSO PASTOR!

O salmo 23,apresentado como de autoria de Davi, certamente, é um dos mais citados e conhecidos textos bíblicos. Na Tradução em Linguagem de Hoje - TLH - o texto fica bem enxuto e de fácil entendimento, e não compromete o hebraico original. O que precisamos guardar do ensino salmista:
v. 1: Sendo o Senhor o nosso pastor, nada nos faltará.
v.2: Como o Bom Pastor, o Senhor nos faz descansar. Você pode estar exausto e muito cansado, mas se o Senhor for seu Pastor, Ele cuida e  providencia pastos verdejantes (comida de ovelhas guiadas pelo pastor), e leva aos ribeiros de águas tranquilas, para saciar sua sede.
v.3: O Senhor renova as forças dos Seus, guiando-os por caminhos certos.
v.4: Uma declaração muito forte de confiança na pessoa protetora do Pastor evidencia o salmista que mesmo que ande por um vale escuro como a morte, não terá medo de nada, pois sabe que o Senhor está com ele, protegendo-o e guiando-o, sempre!
v.5: Uma certeza de vitória perante os inimigos que tiver: o Senhor, como Pastor, prepara um banquete para cada um, de tal forma que os inimigos possam vê-lo sendo recebido como convidado de honra do Pastor, por isso até o cálice é derramado, posto que de tão cheio, transborda!
v.6: Uma última certeza é assegurada para quem tem o Senhor como Pastor: a bondade, a graça e o amor do Senhor ficarão com cada um que for por Ele pastoreado, enquanto viver e mais, que na casa do Senhor habitará por todos os dias de sua vida! Glória a Deus, nosso Pastor, por isso! 
A Bíblia nos legou este salmo divinamente inspirado para nos revelar que estas são as funções dos pastores vocacionados e chamados para a Obra do Senhor: cuidar do rebanho, fazer descansar, renovar as forças dos caídos e machucados, guiar por caminhos certos, proteger e dirigir com amor, honrar a cada um, recebendo como convidado de honra os servos do Senhor. Enfim, como testemunha da linha de frente nos campos de batalha, o pastor é alguém consagrado à causa do Evangelho de Cristo, que deve dispor, além das qualificações elencadas em I Timóteo 3.1-7 e Tito 1.5-9, uma vida consagrada a Jesus Cristo e Sua Igreja, como íntegro mensageiro de Sua Paz e de Sua Graça!(Mensagem anunciada por ocasião do Culto de Consagração de Daniel Araújo, ao pastorado, na Comunidade, por este pastor, domingo 27/04/2014).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FERIDO OU SEM FORÇAS, SEJA COMO A ÁRVORE CORTADA, QUE AO CHEIRO DAS ÁGUAS, É RENOVADA E FRUTIFICA!

PRESENÇA E AUSÊNCIA DO ESPÍRITO DE DEUS: ASCENSÃO E QUEDA DE UM UNGIDO DO SENHOR!

DESPERTA MULHER! TU, QUE DORMES, DESPERTA PARA O CHAMADO DE DEUS!