CRISTO DEPENDÊNCIA: SEM ELE NADA PODEMOS FAZER!

“Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.” Estas são palavras de Jesus em João 15.4,5 evidenciando que sendo Ele a videira, nós somos os ramos, as varas, ligadas nEle, para gerar frutos e permanecer nEle, pois somente dependendo dEle, poderemos fazer coisas, todas as coisas, porquanto Ele está conosco. Mas alerta que sem Ele nada podemos fazer! Compreendendo melhor esta maravilhosa instrução divina:
Desde muito cedo, já a partir da adolescência buscamos ser independentes e logo ansiamos por comandarmos nossa própria vida. Muitos são os que passam anos desejando que a maioridade chegue, e quando chega, acham que chegou a hora de tomar suas próprias decisões, e passam a viver por conta própria. É normal que o ser humano queira se independente. Assim aconteceu com Adão e Eva quando não quiseram mais ser tão dependentes de Deus e comeram o fruto proibido. Quando eles comeram do fruto, deram por encerrada sua relação de dependência com o Pai. Mas esse rompimento durou até que Jesus renovou essa relação entre os homens e Deus. Vejamos o que Ele afirma em João 15.7:  “Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.” 
Com Ele, tudo aquilo que pedimos, tendo dependência dEle, conseguiremos. Pois, segundo o apóstolo Paulo: “Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.”em Romanos 11.36
Temos o hábito de acreditar que o que acontece de melhor em nossas vidas, somente acontece quando exercemos o controle. Muitas são as pessoas, inclusive, que além de controlar suas vidas, controlam as de outras pessoas. Você conhece alguém assim?
Outras pessoas nem gostam de fazer coisas em grupo, pois não apreciam depender de outra pessoa. Nesta questão de depender de outros, muitos têm medo por questões de traumas, e desilusões. Sei que muitos são os que contestam e questionam a Deus quando uma tragédia ou uma adversidade acontecem em suas vidas.
Devo advertir a você que não temos o direito de questionar o Senhor. Sabe por que? Porque além de soberano, grandioso e poderoso, Deus vê além – muito amém – do que você e eu conseguimos ver.
Posto que limitados como seres humanos, nós somente conseguimos ver o nosso passado e o nosso presente. Mas ao contrário: Deus não somente conhece nosso passado e presente, mas sabe qual será nosso futuro. Muitas coisas que Ele sabe que serão prejudiciais em nossa formação atual e que terão repercussões futuras, têm que ser evitadas. Às vezes, o que você sonha hoje pode gerar o pior para você amanhã. Em Cristo, pode-se evitar isso! Ele sabe o que é melhor para mim e para você! Ele sempre vê muito além.
Às vezes, sonhamos com algo que julgamos o melhor para nós, e não sabemos esperar Nele que sempre tem algo melhor para nós.
E isso está fora de nosso alcance e de nosso entendimento. Ou seja, é algo tão grande, que sequer podemos imaginar. Está além de nossa imaginação!
Vejamos o que o apóstolo Paulo nos fala em 1 Coríntios 2.9: “Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu e ouvido não ouviu, e não subiu ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que O amam”.
Entenderam? Nós não temos a dimensão das bênçãos que nos esperam. Mas há uma condição: precisamos ter dependência de Deus! 
Quando dependemos dEle, tudo pode parecer difícil no começo, mas no final as coisas vão clareando e com a luz - presença de Deus - tudo se resolve!
Sem Ele só nos afundamos cada vez mais nos nossos princípios humanos, tocamos vida do jeito que queremos e no final, muitas vezes, não nos sentimos preenchidos. Deus sabe o que faz.  Observem o que ensina o apóstolo Paulo em Romanos 8.28: “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” 
Mas não nos esqueçamos que o sentido é o de que contribuem para o bem daqueles que amam a Deus. Esses são aqueles que entregam a sua vida a Ele, aqueles que confiam nEle, aqueles que dependem totalmente dEle, que permitem que Deus governe a sua vida.
Sabemos muito bem que nada disso é fácil, mas tudo começa por uma atitude. Decida-se, então. Se você disser, por exemplo: “Eu decido depender de Deus", algo extraordinário acontecerá, em especial, se fizer dessa afirmação sua oração diária a Ele.
Peça para que o Espírito Santo realmente seja seu Guia e Conselheiro. Peça para que o Senhor ouça você, para que Ele possa fazer todas as coisas darem certo. Ore, pedindo para que o Espírito Santo faça morada em você e o conduza para o centro da vontade do Senhor!Glória a Deus, por isso! (Reflexão com base em mensagem anunciada na Comunidade, por este pastor, no culto de domingo 03/08/2014).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FERIDO OU SEM FORÇAS, SEJA COMO A ÁRVORE CORTADA, QUE AO CHEIRO DAS ÁGUAS, É RENOVADA E FRUTIFICA!

PRESENÇA E AUSÊNCIA DO ESPÍRITO DE DEUS: ASCENSÃO E QUEDA DE UM UNGIDO DO SENHOR!

DESPERTA MULHER! TU, QUE DORMES, DESPERTA PARA O CHAMADO DE DEUS!