FORTALECIDO EM CRISTO, POSSO TODAS AS COISAS, POIS TANTO SEI SUPORTAR AS TRIBULAÇÕES, QUANTO SEI APROVEITAR AS BÊNÇÃOS

O apóstolo Paulo em Fp 4.4-19 trata de assuntos que muito me chamam a atenção, até por que no geral são mal enfocados na igreja brasileira. Geralmente o que ouvimos e aprendemos na essência de muitas pregações que enfocam esse texto, é que “posso todas as coisas naquele que me fortalece". Como a ênfase declarada é a de que TUDO POSSO, ao final da mensagem o que fica mesmo é a certeza de que poderes são atribuídos ao crente para que se saia bem em todas as situações e circunstâncias, o que transforma o ouvinte em ”supercrente”. Na realidade falta discernimento a muitos.... como não admito deixar de participar dessa discussão, resolvi contribuir exegeticamente e passo a expor, em seqüência dos versículos, a essência que julgo verdadeira desse texto bíblico:O PONTO CENTRAL É: Preciso estar fortalecido em Cristo para que possa enfrentar todas as coisas.
Isto posto, analisemos a abordagem paulina e o ensino daí resultante sobre a compreensão dos versículos 4 a 19:
COM CRISTO, devemos sempre nos alegrar no Senhor.Como em Cristo somos/permanecemos alegres, naturalmente nós externalizamos este estado d’alma sendo amáveis, afáveis com todos.
COM CRISTO, não temos razão para andarmos ansiosos por coisa alguma.
Se o problema/a adversidade vem
temos o recurso da oração, da súplica a Ele e já em espírito de gratidão (agradecimento) apresentamos nossos pedidos, pois sabemos que com Ele seremos fortalecidos e abençoados.COM CRISTO, o nosso coração e a nossa mente estarão guardados, e então experimentamos a Paz de Deus, aquela que excede todo entendimento humano.
COM CRISTO, e neste entendimento, não perdemos tempo em banalidades, ao contrário, só pensamos em coisas verdadeiras (não em algo irreal, ou ilusório), em coisas nobres (não em algo tolo ou improdutivo), em coisas puras (não em algo contaminado pela maldade, pela malícia humana), em coisas amáveis (assim, não reagimos com grosserias, ou algo do gênero e que deixe pessoas tristes por se sentirem constrangidas ou feridas), em coisas de boa fama (algo que edifique nossa vida, que aumente nossa boa reputação, assim, não devemos andar com pessoas ou coisas que causem escândalo).
COM CRISTO, tudo o que de bom recebemos dos ensinos da Bíblia e dos nossos pastores devemos por em prática.
COM CRISTO, brota em nosso coração a generosidade da igreja dos filipenses que receberam do apóstolo Paulo palavras de agradecimento, posto que renovaram seu interesse de ajudar financeiramente a obra missionária do apóstolo.
COM CRISTO, aprendemos como Paulo, a nos adaptar (a suportar) a toda e qualquer situação ou circunstância.
COM CRISTO, sabemos o que é passar necessidade e sabemos o que é ter fartura.
COM CRISTO, aprendemos o segredo de viver contentes em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito ou passando necessidades.
COM CRISTO, fortalecido nEle, tudo posso.
COM CRISTO, participo da manutenção da obra de Deus, contribuindo financeiramente e participando da ação evangelista da igreja.
COM CRISTO, sou uma pessoa agradecida por receber apoio e ajuda dos irmãos e demais pessoas que me ajudaram em minha caminhada, e oro ao meu Deus para que supra todas as suas necessidades.COM CRISTO, fortalecido nEle, posso todas as coisas, pois sei suportar as tribulações, tanto quanto sei aproveitar as bênçãos.
Posso todas as coisas, porque Ele me fortalece.
((Síntese da mensagem deste pastor levada à Comunidade no culto de domingo 05/04/2009)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FERIDO OU SEM FORÇAS, SEJA COMO A ÁRVORE CORTADA, QUE AO CHEIRO DAS ÁGUAS, É RENOVADA E FRUTIFICA!

PRESENÇA E AUSÊNCIA DO ESPÍRITO DE DEUS: ASCENSÃO E QUEDA DE UM UNGIDO DO SENHOR!

DESPERTA MULHER! TU, QUE DORMES, DESPERTA PARA O CHAMADO DE DEUS!