O QUE PRODUZ ALEGRIA NO SENHOR?

Neemias 8.10, parte final, afirma que " a alegria do Senhor é a vossa força". Então, o que nos fortalece, o que nos dá força é a alegria do Senhor? Que bom, que maravilha ! Mas então..... o que produz alegria no Senhor? Para responder a esta questão e entender, de forma bem mais ampla que muitas mensagens que tenho lido sobre o versículo, é preciso ler, reler e pesquisar sobre o contexto vivido pelo povo judeu no livro de Neemias. O livro registra não apenas a reconstrução física dos muros de Jerusalém, mas a restauração espiritual dos hebreus, após a volta definitiva do exílio babilônico. O capítulo 8 descreve a leitura da lei diante do povo. Observamos que todos os homens (inclusive as mulheres) se posicionaram para ouvir a Palavra de Deus por cerca de 6 horas, do amanhecer até o meio dia. Esta redescoberta da Palavra de Deus foi direcionada para toda a família, sendo muito provável que muitos ali não a tivessem ouvido antes disso. Como compreenderam o que estava sendo lido? Enquanto Esdras lia as Escrituras em hebraico, os levitas iam traduzindo e explicando o significado em aramaico, a língua falada pelo povo. O despertar que a compreensão da Torá em todos provocou fez com que o povo chorasse e se entristecesse. Ao ouvir a Palavra, ao trazer à memória os feitos do Senhor, Seus milagres, sinais e maravilhas, os incontáveis livramentos que o Senhor havia feito, cada um percebeu como tinha sido infiel e desobediente, e quão grandes obras o Senhor fizera por Israel. Foi dito a eles que não chorassem, mas que aproveitassem a comemoração da festa para se alegrar, pois a leitura e o recebimento da Lei divina deveria ser, para todos, um momento de alegria. Por que? Porque o Senhor com tudo aquilo que estava acontecendo - o reencontro do povo consigo mesmo, com suas origens e com Seu Deus - estava muito alegre, e isso os fortalecia, pois....
A ALEGRIA DO SENHOR É A NOSSA FORÇA.
Quando o Senhor se alegra de nós? Quando Ele está aprovando as nossas decisões, as nossas atitudes. Aí Ele se alegra e isso nos dá força, a força que vem d'Ele.
A força vem, quando ... CONFIAMOS NELE.
O salmo 125.1 ilustra isso: "Os que confiam no Senhor serão como o monte de Sião que não se abala, mas permanece para sempre".
A força vem quando ...FAZEMOS A VONTADE DELE.
Jo 9.31 ilustra isso: "Ora, nós sabemos que Deus não ouve a pecadores; mas se alguém é temente a Deus e faz a Sua vontade, a esse ouve".
A força vem quando ...ESTAMOS E PERMANECEMOS NELE.
Fp 4.13 ilustra isso: " Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece".
Então... quando há alegria no Senhor?
- quando confiamos nEle.
- quando fazemos a Sua Vontade.
- quando estamos e permanecemos nEle.
Aí há alegria no Senhor e, então, essa alegria deixa-nos mais fortes, resistentes às fraquezas, fortalecemo-nos mais e mais. Quando atingimos este estágio espiritual tanto podemos derrotar gigantes que se levantarem contra nós, quanto saberemos suportar o peso de uma perda, de uma tribulação, pois estaremos fortalecidos no Senhor.
A graça - o olhar do Senhor, o favor imerecido, sua misericórdia - é de certa forma redundante, graciosamente concedida a quem o Senhor escolhe. Mas a graça, por si mesma, que parte do Senhor para mim e para você, não nos fortalece, diretamente, pois não proporciona força em nós. A alegria, sim, a alegria do Senhor é o que nos proporciona força para vencer. E quando é que há alegria no Senhor? Quando lemos Sua Palavra, quando confiamos nEle, fazemos Sua vontade, estamos e permanecemos nEle. Depois da leitura e da compreensão da Palavra de Deus, aí sim, não o choro, não mais a tristeza, o dia foi santificado pelo quebrantamento do povo, por seu arrependimento, que trouxe alegria ao Senhor. E então o povo foi convidado a celebrar e todos foram alegremente beber e comer. Isso tudo produziu mais alegria no Senhor. E o Senhor alegre nos fortalece. Glória a Deus, por isso! (Síntese da mensagem deste pastor levada à Comunidade no culto de domingo 25/10/2009)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FERIDO OU SEM FORÇAS, SEJA COMO A ÁRVORE CORTADA, QUE AO CHEIRO DAS ÁGUAS, É RENOVADA E FRUTIFICA!

PRESENÇA E AUSÊNCIA DO ESPÍRITO DE DEUS: ASCENSÃO E QUEDA DE UM UNGIDO DO SENHOR!

DESPERTA MULHER! TU, QUE DORMES, DESPERTA PARA O CHAMADO DE DEUS!