DEIXANDO TUDO E SEGUINDO JESUS!

Em Lc 5.27-32 há uma sucessão de eventos bem marcantes sobre os quais desejo refletir. Como Jesus está no centro dos acontecimentos, precisamos aprender mais com Ele, posto que como Mestre dos mestres, Ele sempre nos ensina. O cenário anterior apresenta Jesus em uma casa ensinando a fariseus e doutores da lei, além de uma pequena multidão que se aglomerava para ouvi-Lo. Mostra, ainda, o texto que quatro homens transportaram um paralítico e o infiltraram na casa pelo telhado. Vendo tamanha fé, Jesus perdoa-lhes os pecados e, diante das murmurações dos religiosos presentes, ainda o cura. Esta é a cena final que antecede ao v. 27, posto que aí Jesus saiu daquela casa e vendo na rua, sentado, na frente da repartição pública romana (coletoria de rendas) o publicano Levi (Mateus) simplesmente se dirige a ele e ordena "segue-me"! Mateus era um judeu que servia ao império romano como publicano, ou fiscal de tributos. Não era benquisto pelo povo por estar a serviço dos opressores romanos e por pertencer a uma classe considerada corrupta, traidora e impiedosa. Jesus passou e o viu, e imediatamente o chama para que deixando tudo O seguisse. O que acontece, então? Aquele homem responde ao chamado de Jesus e simplesmente nada diz, não contesta, deixa tudo para trás, passando a seguir Jesus.
I- PARA SEGUIR JESUS É NECESSÁRIO DEIXAR TUDO.
Muitos são os embaraços que nos impedem de deixar tudo e seguir Jesus. Podemos enumerar, dentre tantos, o emprego, o status quo, os amigos e os familiares. Não sem razão é difícil deixar tudo e seguir Jesus, posto que isto implica em renúncia e muitos não estão dispostos a renunciar a nada, muito menos a tudo.
Mas Mateus tinha muito e teve que abandonar e deixar. O que mesmo que ele deixou para seguir a Jesus?
- Ele tinha um excelente emprego. Era um emprego público, estável. Ninguém em sã consciência deixa algo assim!Mas ele deixou e seguiu Jesus!
- Ele tinha uma invejável situação financeira e patrimonial. Mateus não possuía qualquer tipo de preocupação com dívidas presentes ou futuras. Ao contrário, seu padrão de vida era excelente, possuía bens e propriedades. Ele tinha uma casa e ali vivia muito bem com sua família.Mas ele deixou e seguiu Jesus!
- Ele tinha muitos amigos. O texto afirma que havia muitos publicanos e outros mais que aceitaram seu convite para o banquete que ofereceu a Jesus. Eram muitos os amigos. Mas ele deixou e seguiu Jesus!
Além de tudo isso, o que mais Mateus teve que deixar para seguir Jesus?
- Sua auto-suficiência. O texto evidencia que Jesus chama aqueles a quem Ele quer e Seu chamado produz mudanças profundas. Quando Jesus disse 'segue-me" e foi prontamente obedecido, o gesto e a decisão de Mateus impactaram sua vida e a transformou para sempre. Quando o publicano deixou tudo para seguir Jesus, ele abandonou toda a sua auto-suficiência para se colocar na dependência de Deus.
- Seus velhos hábitos e costumes. Como fiscal de tributos Mateus havia pautado sua vida pela prática de subornos, propinas e chantagens. Ele era odiado pelo povo, que o julgava um vil pecador, um miserável corrupto. Mas seguindo Jesus, Mateus teve sua vida transformada, passou a ser uma nova criatura em Cristo. No lugar do odiado e corrupto cobrador de tributos nasceu um cristão sincero, aprovado por Deus, justo e verdadeiro, enfim, um pecador arrependido.
II - A QUEM O SENHOR PROCURA E ORDENA: "SEGUE-ME"!
1) O Senhor procura pecadores. O mais vil pecador pode ser usado por Ele que como médico busca enfermos e doentes, não os sãos e sadios.
2) O Senhor procura pessoas de todas as camadas sociais. Ele não faz acepção de pessoas. Não existe uma classe especial de pessoas - homens ou mulheres - que por si mesma mereça a atenção ou o olhar do Senhor.
3) O Senhor procura por discípulos. Ele busca seguidores que decididamente não percam tempo e que queiram aprender mais com Ele, atendendo a Seu chamado.
4) O Senhor procura por quem O tenha como prioridade máxima. E que assim estejam dispostos a deixar tudo por Ele.
O Senhor procura, enfim, pecadores para levá-los ao arrependimento. Ele quer ter um encontro definitivo com homens e mulheres que se reconheçam pecadores. Por que? Porque o encontro com Cristo gera transformações e mudanças profundas.
UM ENCONTRO COM O SENHOR PROMOVE MUDANÇA DE DIREÇÃO:
No encontro que teve com o jovem rico ( Mc 10.21) Jesus também falou "Segue-me" mas este não quis deixar tudo para trás e seguir Jesus. E nada mais aconteceu, na realidade, nada mudou na vida daquele jovem, exceto que não quis seguir Jesus, continuou rico, mas perdeu a salvação e a vida eterna. É preciso que não esqueçamos nunca: Somente seguindo Jesus o pecador pode agradar a Deus e gozar a vida eterna. Os caminhos do homem natural são diferentes do Caminho do Senhor. Antes de encontrar Jesus o homem segue em direção oposta à Sua vontade, seguindo o curso deste mundo, sendo conduzido por Satanás, como filho da desobediência (Ef 2.1,2). Quando o Senhor nos chama, precisamos mudar de direção e seguindo-O, teremos a eternidade com Ele.
UM ENCONTRO COM O SENHOR PROMOVE MUDANÇA DE POSIÇÃO:
No encontro com Mateus e com todos os que se dispõem a segui-Lo o Senhor muda tudo, em todos os sentidos. Não mais pecadores, mas santos. Não mais doentes e enfermos condenados à morte, mas sarados e transformados.
Deus deseja levar pecadores ao arrependimento e para isso conta com a Igreja que tem a missão de propagar as Boas Novas, mostrando a cada pecador que a salvação é pela graça, que a salvação é pela fé. Mas que é preciso a atitude de responder SIM ao chamado do Senhor e assim tomar uma decisão: deixar o que nos impede de ter uma maior e mais completa comunhão com o Senhor. É preciso deixar tudo que nos atrapalha e seguir Jesus. A vida eterna é dada àqueles que O recebem, e a estes é dado o poder de serem feitos filhos de Deus, posto que crêem em Seu nome (Jo 1.12). (Síntese da mensagem deste pastor levada à Comunidade no culto de domingo 20/12/2009)

Comentários

maybe disse…
I'm appreciate your writing skill.Please keep on working hard.^^

Postagens mais visitadas deste blog

FERIDO OU SEM FORÇAS, SEJA COMO A ÁRVORE CORTADA, QUE AO CHEIRO DAS ÁGUAS, É RENOVADA E FRUTIFICA!

PRESENÇA E AUSÊNCIA DO ESPÍRITO DE DEUS: ASCENSÃO E QUEDA DE UM UNGIDO DO SENHOR!

DESPERTA MULHER! TU, QUE DORMES, DESPERTA PARA O CHAMADO DE DEUS!