SUJEITAR-SE A DEUS É PRÓPRIO DE QUEM SE TORNA DEPENDENTE E OBEDIENTE A ELE!

O que devemos fazer, segundo a Bíblia Sagrada, para termos uma vida vitoriosa e fortalecidos espiritualmente no Senhor? Muitas são as respostas que o texto sagrado pode nos indicar, mas neste momento desejo destacar Tg 4.7 que nos adverte sobre a necessidade da comunhão com Deus, por meio da obediência e dos esforços para resistir à ação satânica que insiste em nos tragar.
I – É PRECISO SE SUJEITAR A DEUS.
O que entendemos por sujeitar-se? O Aurélio nos ensina que sujeitar é reduzir à sujeição, tornar sujeito, subjugar; tornar obediente, ou dependente; conformar-se, obedecendo. Então, aprendamos que a Palavra de Deus nos alerta que devemos nos sujeitar ao Senhor, ou seja, devemos obedecer, dependendo e nos conformando a Ele. O texto nos intima, em primeiro lugar, a sermos obedientes a Deus e a andarmos em conformidade com Sua Palavra, sendo sujeitos de forma integral, no decorrer de nossa existência terrena. I Sm 15.22, parte b afirma:” A obediência é melhor do que o sacrifício e a submissão é melhor do que a gordura de carneiros”. Não é possível, porque não é verdade, que alguém diga que anda com Deus e que segue o Evangelho, sem estar e viver em obediência e sujeição!
II – É NECESSÁRIO RESISTIR AO DIABO.
O que entendemos por resistir? O Aurélio nos ensina, também, que resistir tem o sentido de oferecer resistência; não ceder; opor-se a; fazer face; fazer frente; defender-se; recusar-se; negar-se; não sucumbir. Sem obedecer a Deus, sem andar em santidade e novidade de vida, sem oração e jejum, alimento sólido e o fruto do Espírito (Gl 5.22) é impossível resistir, opor-se, fazer frente, defender-se, não sucumbir aos dardos inflamados do diabo. É ponto destacado da sobrevivência do cristão o fato de que ele vive em obediência a Deus, sujeitando-se a Ele. Em Ef 6.10,11 o apóstolo Paulo ensina: “ Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força de seu poder. Revesti-vos de toda armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo”.
III – QUANDO ENCONTRA A RESISTÊNCIA DO SERVO FIEL E OBEDIENTE A DEUS, NADA MAIS RESTA AO DIABO SENÃO SE RETIRAR, EM FUGA.
O que entendemos, também, por fugir? Mais uma vez recorremos ao Aurélio que nos esclarece que fugir é desviar-se, ou retirar-se apressadamente, para escapar de alguém ou algum perigo; pôr-se em fuga; retirar-se em debandada; ir-se afastando; passar rapidamente; apartar-se. Quando nos sujeitamos a Deus somos investidos de poder, unção e autoridade, e então, temos condições de resistirmos ao diabo (ladrão, acusador, pai da mentira, acusador e príncipe das trevas). E ele, sem ter como resistir, é obrigado a fugir. Aleluia! Glória a Deus, por isso! O Senhor sabe com quem Ele pode contar para realizar Seu querer. Deus não faz acepção de pessoa, mas Ele sabe que pode esperar mais daquele e daquela que diariamente anda com Ele, ouve Sua voz e segue Sua liderança.
À titulo de ilustração sobre erros, pecados, mentiras, ação do diabo, confissão de pecados, acerto com Deus e o perdão do Senhor, quero compartilhar com vocês uma pequena história que recebi via e-mail:
A história do pato
Dois irmãos, Filipe e Beatriz, visitavam os avós em férias no sítio. Filipe brincava muito com um estilingue. Vivia ele sempre a praticar, mas nunca acertava nada. Certa tarde viu o pato de estimação da vovó. Em um impulso mirou e atirou, e eis que acertou a cabeça do pato e o matou. Filipe ficou muito chocado e triste. Mas eis que entrou em pânico e teve a idéia de esconder o pato em um monte de madeira. Ocorre que Beatriz, sua irmã, viu tudo, mas nada disse nem ao irmão, nem à vovó. Após o almoço no dia seguinte, a avó disse: “Beatriz, vamos lavar a louça”. Mas ela respondeu: “Vovó, o Filipe me disse que queria ajudar na cozinha”. E olhando para o irmão sussurrou: “Lembra do pato?”. Então, Filipe lavou os pratos. Mais tarde o vovô perguntou aos irmãos se queriam ir pescar com ele. Mas a vovó disse: “ Desculpem-me, mas eu preciso que a Beatriz me ajude a fazer o jantar”. Beatriz apenas sorriu e disse: “ Está bem, mas o Filipe me disse que queria ajudar hoje”. E sussurrou novamente para o irmão: “ Lembra do pato?”. Então a Beatriz foi pescar e Filipe ficou para ajudar. E transcorreram os dias e Filipe sempre ficava fazendo o trabalho da irmã. Mas eis que, não agüentando mais, Filipe procura sua avó e confessa que tinha matado seu pato de estimação. A avó o abraça e disse: “Querido, eu sei, eu vi tudo. Eu estava na janela e vi o que você fez, mas porque te amo, eu te perdoei. Só estava me perguntando quanto tempo mais você iria deixar que a Beatriz submetesse e o fizesse de escravo!”. O que se pode aprender com essa interessante história? Que qualquer que seja o seu passado, ou o que você tenha feito (práticas ruins e sentimentos maus: mentiras, enganos, traições, ódios, raiva, inveja, amargura, ou outras coisas piores), não importa o que tenha sido, você precisa saber de uma verdade incontestável: Deus estava na janela e viu tudo o que aconteceu! Ele conhece toda a sua vida. E por isso, por conhecer você, como você é, Ele o ama com toda a intensidade e já o perdoou. Mas Ele quer saber, por outro lado, quanto tempo, ainda, vai deixar o diabo fazer de você um escravo. Deus está esperando por sua iniciativa. Inicialmente, chegue-se a Ele. Sujeite-se a Ele. Peça perdão por tudo. Saiba que não somente Ele perdoa, mas não mais considera as faltas. É pela graça e por Seu amor que somos salvos. Tenha fé, rompa os grilhões que o escraviza ao pecado; sujeite-se ao Senhor, receba Seu amor e Sua graça, seja livre, continue resistindo e o diabo estará para sempre longe de você. Permita que sua vida recomece, viva em novidade de vida, viva com o Senhor! (Reflexão com base em sermão proferido na Comunidade, pela Pra. Isabel Cristina, no culto de domingo 15/05/2011).

Comentários

Anônimo disse…
Pastor muito boa as suas explocacoes ajudou muito Deus o abencoe.
Anônimo disse…
Desculpe corrigindo explicacoes.
Anônimo disse…
Mt bom
Unknown disse…
Que bela explanação! Nos faz meditar no grande amor de Deus por nós.

Postagens mais visitadas deste blog

FERIDO OU SEM FORÇAS, SEJA COMO A ÁRVORE CORTADA, QUE AO CHEIRO DAS ÁGUAS, É RENOVADA E FRUTIFICA!

PRESENÇA E AUSÊNCIA DO ESPÍRITO DE DEUS: ASCENSÃO E QUEDA DE UM UNGIDO DO SENHOR!

DESPERTA MULHER! TU, QUE DORMES, DESPERTA PARA O CHAMADO DE DEUS!