QUANDO O ESPÍRITO SOPRA, VIVIFICA, RESTAURA E CURA!

Ez 37.1-14 descreve a visão que o profeta teve de um vale de ossos secos. Sabemos que a visão se aplica, alegoricamente, a Israel e que marca a resposta do Senhor ao desalento e à desesperança dos israelitas no exílio. Fora da Terra Prometida os exilados se sentiam como um monte de ossos secos. O texto não nos sugere que o vale cheio de ossos secos era um cemitério, mas que se tratava de um campo de batalha sobre o qual estavam estendidos os cadáveres dos que tombaram em combate. O profeta se encontrava diante de um panorama de completa desolação, havia um antigo vale cheio de esqueletos, formados ali por um longo período de tempo. Dos corpos, após perderem peles e carnes, somente restaram ossos secos. E então, por ordem do Senhor, o profeta fala aos ossos secos. Quando aplicamos essa visão sobre nossa condição humana, hoje, o que temos a dizer? Assim como Israel no exílio, você perdeu a esperança? Você se sente como em um vale de ossos secos? Em Ezequiel o povo estava no exílio babilônico. O tempo havia passado e não mais fazia diferença os profetas garantirem que um dia o povo voltaria para Jerusalém, onde poderia cultuar a Deus em liberdade. O povo não agüentava mais esperar. Palavras não bastavam mais. As pessoas estavam desmotivadas e se dispersavam. Suas vidas não mais pareciam ter sentido. Assim como retrata a situação de Israel, naquele momento de desalento, o vale de ossos secos pode, perfeitamente, estar associado hoje as nossas vidas e a da Igreja.
I – SUA CONDIÇÃO ATUAL É A DE UM MONTE DE OSSOS SECOS?
Muitos são os que podem estar na mesma desolação do povo desterrado. Talvez você nunca tenha sentido na vida o toque do Espírito Santo a lhe transformar. Por isto, talvez se sinta um monte de ossos secos, sem carne, sem tendões, sem vida, enfim. Mas este pode ser o momento de receber e sentir a presença do Senhor, sentir-se visitado pessoalmente por Deus e receber das mãos dEle o sentido da vida. Talvez você já tenha experimentado o amor de Deus, mas por alguma razão, uma decepção talvez, esteja se sentido fraco espiritualmente, desmotivado, à procura de uma palavra amiga ou de um sorriso sincero, simplesmente porque lhe falte vida. Talvez você tenha ouvido sobre experiências marcantes na vida de outras pessoas, mas nada sente ou tenha experimentado em sua vida; e isso esteja lhe trazendo abatimento e esfriamento espiritual. Em outras palavras, talvez você esteja se sentindo uma pessoa morta espiritualmente. Pode ser, inclusive que esteja agora em busca da palavra de Deus capaz de lhe dar vida, ressuscitando seus sonhos e fazendo-o reviver. Talvez esteja você cansado de viver uma vida sem muito sentido, não mais encontrando qualquer alegria na vida cristã. Talvez você esteja cansado de ver e viver um cristianismo de muitas palavras e poucos compromissos. Talvez você esteja farto de uma fé teórica, que não encontra ressonância na prática. Este seu esgotamento pode ser provocado por falsas promessas (de cura, emprego, vida de prosperidade), pelo cansaço de espera, incertezas sobre o futuro que resulte em falta de sentido da vida. Talvez você seja, portanto, um monte de ossos secos no vale da vida. Nós podemos estar, como igrejas, em um vale de ossos secos. Neste caso, vemo-nos fracos e sem esperança. Muitos são os feridos, caídos e quase em estado de destruição!
II – O QUE FAZER PARA DEIXAR DE VIVER EM UM VALE DE OSSOS SECOS?
Sua vida parece estar adormecida e tal como Israel, você está desencorajado e sem esperança? Onde está sua fé em Deus? Sem fé, sente sua vida se assemelhar a um cemitério de ossos mortos e secos. Se você estiver assim, saiba que a mensagem do profeta Ezequiel continua presente nos dias atuais: Deus vivifica os mortos. O que se pode fazer, senão compreender que:
1) A VIDA SOMENTE TEM SENTIDO SE VIVIDA NO SENHOR (v. 3,6).
A visão do profeta nos mostra que Deus tem poder para nos vivificar (v.13,14). Sem o Senhor não há esperança para nós. O Deus que teve poder para libertar Seu povo do cativeiro é o mesmo que pode dar vida a corpos mortos (v. 11). 
2) NÃO HÁ CONDIÇÃO HUMANA QUE DEUS NÃO POSSA TRANSFORMAR (v.4,5)
Nem a morte é definitiva pra Deus, pois eis que Ele faz ossos secos terem vida. Se for necessário, Ele nos tira da sepultura (v. 12). Não importa qual seja seu cativeiro, físico ou espiritual, você pode dele sair, graças ao poder e a vontade de Deus. Podemos ser instrumentos nas mãos dEle. Mas o que precisamos fazer? Colocarmo-nos à disposição dEle e com fé confiarmos que o Senhor  é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o Seu poder que opera em nós (Ef 3.20). Na situação descrita na visão de Ezequiel, o Espírito levou o povo de Israel a viver em esperança. O Espírito de Deus está entre nós, está conosco e trabalha de modo invisível. Não podemos vê-Lo, mas podemos perceber sua ação e resultados. Ele sopra vida em almas mortas. Deus nos dá Seu Espírito Santo para que alcancemos a nova vida. Quando somos instrumentos de Deus, deixamos de ser ossos secos, para sermos corpos vivos. Se você, ainda não professa o Senhor, saiba que Ele pode livrá-lo da condenação do pecado e lhe dá a salvação, de graça! Confie no Senhor e Ele lhe restaurará seus ossos secos. Você deseja isso? Por outro lado, se você, embora cristão, sente-se em um vale de ossos secos, confie no Senhor. Permita que os tendões, a carne e a pele se formem nos seus ossos. Deixe que o Espírito Santo faça habitação em você, novamente. Permitir depende de você e saiba que o que estiver morto em sua vida, renascerá. Com o Senhor, renascerá o sonho perdido, a esperança que se foi e o futuro que não mais existia. Creia nisso!
Quando o Espírito sopra, os caídos são levantados!
Quando o Espírito sopra, as feridas são restauradas, as dores antigas cessam e a cura chega!
Quando o Espírito sopra, traz vida e junta os pedaços.
E aí todos ouvirão um ruído, um barulho de ossos batendo contra ossos e se ajuntarão cada osso ao seu osso. E então, creiamos todos nós, da multidão de caídos, o Senhor fará um povo forte marchar sobre a terra, pois quando o Espírito sopra, vivifica, restaura e cura! (Reflexão com base em sermão proferido na Comunidade, por este pastor, no culto de domingo 21/08/2011).

Comentários

Anônimo disse…
Hey there! I've been following your website for some time now and finally got the bravery to go ahead and give you a shout out from Austin Tx! Just wanted to say keep up the good work!

Here is my website: http://folknest.com
Anônimo disse…
Ӏ аm curіous to find оut whаt blοg system
уou haѵe beеn using? I'm experiencing some minor security issues with my latest site and I'd like tо find ѕomething more safe.
Do you have any sоlutіons?

My homepage ... prweb.com
Anônimo disse…
Hellо my familу mеmbеr! Ι wiѕh to say that this articlе is awеsome, gгеаt writtеn and іnclude approximately all impoгtant іnfos.
I would like to loοk morе poѕts lіke this
.

Ѕtop by my blog poѕt ... V2 Cigs reviews
Anônimo disse…
Do yоu have any vidеo of that? I'd like to find out more details.

My site; V2 Cigs reviews
My webpage > www.caratbingo.com
Anônimo disse…
Hmm it appears liκe yοur site ate my first commеnt
(іt wаѕ supeг long) sо Ι guess I'll just sum it up what I had written and say, I'm thorοughly enjoying your blog.

I tοo аm an aspігing blog writer but I'm still new to the whole thing. Do you have any tips and hints for beginner blog writers? I'd
defіnitely appreciаte it.

Мy wеb page :: V2 Cigs Reviews
Also see my web site - V2 Cigs reviews
Anônimo disse…
I will immediatеly clutсh уour rss as I can't find your email subscription hyperlink or newsletter service. Do you'vе any?
Pleаse pеrmіt me recognise so thаt I may just subscгіbe.
Thаnks.

Feеl free to visit my websіte ... just click the up coming site
Anônimo disse…
I thinκ that еverything ρublished ωas aсtually very гeasonable.

Βut, consider this, what if уou compoѕed a cаtchiеr pοst title?

I aіn't saying your content isn't solid., but ωhat
if you addеd а headlіne thаt gгabbеd fοlk's attention? I mean "QUANDO O ESP�RITO SOPRA, VIVIFICA, RESTAURA E CURA!" is kinda plain. You might glance at Yahoo's
home page anԁ note how they create post titles tο get vieωеrs
interested. Υou might aԁd a related vіԁeο or a pic or twо to get people intereѕtеԁ abоut
what you've got to say. In my opinion, it could bring your website a little livelier.

Here is my blog post: V2 cig review
My website :: click the up coming website page
Anônimo disse…
Niсe ωeblog heгe! Additionally youг sitе quite a
bit up fast! What host are you the usage οf?
Can I get уour associate hyperlink tο yοur host?

I ωant my site loaԁed up аs fast аs yours
lol

Alѕo visit my web-site: V2 cigs Reviews
Anônimo disse…
Thanks for sharing уour info. I really appreсіate your еffοrts аnd I аm
ωаiting foг yоuг next write ups thanκ уou once аgain.


Μy page - v2 cigs reviews
Anônimo disse…
Rеmагkable! Its really аmazing piece of writing, I have got much clear
іdea on the topic of from thiѕ pіecе
οf writіng.

Feel free to vіsіt my weblog :: www.lomankam-wingchun.org.tw
Anônimo disse…
I have read so manу cоntent about thе blogger loνеrs excеpt this paragraph is
reallу a fastidіоus post, keep it up.

Alѕo visit my page; Silk'N Sensepil Coupon
Anônimo disse…
Τhis is rеally interesting, You are
а ѵery sκilled blοgger. Ι've joined your feed and look forward to seeking more of your magnificent post. Also, I've
shared your websіte іn my social networks!

Hеre is my sіte ... simply click the next website
Anônimo disse…
Hοwdy I am so glad I found yоur blog page, I really fοund you by acciԁent, while I was browѕing on Bіng
foг sοmеthіng else, Rеgardlеѕs ӏ am heгe noω аnԁ ωοuld just lіkе to sаy
kuԁos for a incrediblе post anԁ а
all rοunԁ enjoyаble blog (I alѕο lovе the theme/desіgn), I don’t
hаvе timе to reаԁ it all at the moment but ӏ haνе
booκmarked it anԁ alѕο inсluded yοur RЅS
feeԁs, sο when I have timе I will bе bаck tο read а grеat deal mοrе,
Pleaѕe ԁo κeeр up thе аwesomе jo.


my ωebѕite :: Related Site
Anônimo disse…
Yes! Finаlly ѕomethіng abοut usaste.


my page; Http://ebayforums.Lv/
Anônimo disse…
This protocol by specification is 10,four hundred baud.
How to entry diagnostics codes relies on the calendar year the Wrangler
was manufactured.

Review my site :: obd2 software
Anônimo disse…
All of our testing is performed on the same automobile with a 9141-2 protocol.
Locate the diagnostic data website link relationship in your car or
truck.

Feel free to surf to my website; actron cp9180 autoscanner

Postagens mais visitadas deste blog

FERIDO OU SEM FORÇAS, SEJA COMO A ÁRVORE CORTADA, QUE AO CHEIRO DAS ÁGUAS, É RENOVADA E FRUTIFICA!

PRESENÇA E AUSÊNCIA DO ESPÍRITO DE DEUS: ASCENSÃO E QUEDA DE UM UNGIDO DO SENHOR!

DESPERTA MULHER! TU, QUE DORMES, DESPERTA PARA O CHAMADO DE DEUS!