DEUS NÃO DESISTE DE VOCÊ!

O livro de Isaías pode ser dividido em duas grandes seções, a primeira constituída pelos capítulos 1 a 39, com o julgamento com promessa (em que o profeta condena com firmeza os pecados do povo, que com sua conduta ofende a Deus, e profetiza a derrocada, a queda e o exílio) e a segunda, capítulos 40 a 66, com o consolo com julgamento (em que se destacam vibrantes discursos de consolo dirigidos aos israelitas já exilados, e que não mais acreditavam na redenção divina). Na parte inicial da segunda seção, após a desventura da destruição descrita na primeira, lemos que o povo que se encontrava no exílio, que se sentia abandonado e perecia espiritualmente, vê surgir o cumprimento da promessa de redenção.
Is 41.1-20 descreve uma situação em que o Senhor anuncia a saída de Israel do cativeiro, com destaque para o v. 10:"não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel".
I - O QUE FAZER DIANTE DE UMA CRISE OU SITUAÇÃO MUITO DIFÍCIL
Para sair de uma situação adversa, não há outra forma que não a de se submeter à vontade de Deus, abandonar as convições próprias e depender mais dEle. É preciso, ainda, vencer a ansiedade, pois é ela que destrói nossa paz. É muito difícil esperar, mas temos que confiar nAquele que trabalha por nós. Deixe de se debater, acalme suas emoções e continue acreditando na promessa. É preciso,de igual modo, vencer a incredulidade. Cansadas de esperar, muitas pessoas têm sido derrotadas por esse mal que tem três aspectos frustrantes. O primeiro deles é quando as pessoas não acreditam mais nos seus sonhos. O segundo é quando as pessoas se deixam contaminar por essa interferência e passam a não acreditar em si mesmas. O terceiro e último aspecto é o pior de todos, acontece quando as pessoas deixam de crer naquilo que Deus prometeu e pode fazer nas suas vidas. Precisamos vencer esses inimigos da espera para alcançar a benção. Não desista, antes, aprenda que Deus não desiste de você!
II - O DEUS QUE FEZ MARAVILHAS ONTEM, É O MESMO QUE FAZ HOJE
O que aconteceu no texto de Isaías continua acontecendo hoje. Assim como não desistiu de um povo, embora infiel, O Senhor não desistiu de você! Deus não desistiu:
- de Abraão, mesmo quando se acovardou e mentiu diante de faraó, dizendo que Sara era sua irmã e não sua esposa.
de Moisés, mesmo quando titubeou e não queria aceitar a missão de libertar o povo do cativeiro egípcio.
- de Davi, mesmo quando adulterou com Bate-Seba e foi o responsável pela morte de seu marido.
- dos apóstolos (todos eles), mesmo quando um O negou (Pedro), outro (Tomé) não acreditou em Sua ressurreição, e todos os demais que fugiram por ocasião de Sua prisão, temerosos de serem sentenciados à morte pelas autoridades romanas e judaicas.
- de Paulo, mesmo quando, no início, perseguia implacavelmente os discípulos de Cristo.
E quanto a você? Você é filho/a de Deus. Portanto creia na verdade do texto sagrado (v.9-13): Jesus o/a escolheu e Ele não o/a rejeita. Não tenha medo, porque o Senhor é com você. Não se assombre, porque Ele é o seu Deus. Ele o fortalece e o ajudará, e o sustenta com a Sua destra fiel. Eis que envergonhados e confundidos serão todos os que se levantarem contra você, eles serão reduzidos a nada, e os que com você contenderem perecerão. Pois o Senhor seu Deus o toma pela mão direita e lhe diz: “Não temas, que Eu te ajudo”. Ele, o Senhor, não desiste de você, nunca! Estas não são palavras minhas, mas do Senhor, pela profecia de Isaías.
Lembre-se que cada um de nós tem uma história, explicando melhor, formamos uma história, a partir de nossa própria história. Na trajetória de uma vida aprendemos que as histórias de resistência e edificação, não são geradas nos jardins floridos da nossa vida, mas nos desertos. Nas cavernas e nos desertos aprendemos a depender mais de Deus. A espera é um instrumento usado por Ele para nos preparar para a bênção. Mas sua bênção ainda não chegou e aí se pergunta:  E agora, o que fazer? Então, continue esperando, crendo nEle e em Sua Palavra:
Sl 37.5,7: "Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nEle, e o mais Ele fará...Descansa no Senhor e espera nEle".
Sl 40.1: "Esperei confiantemente pelo Senhor; Ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro"! Isto funciona e acontece conforme a fé dos que sabem esperar, sabendo que o Deus, que é Pai, não desiste nunca dos Seus filhos! (Reflexão com base em sermão proferido na Comunidade, por este pastor, no culto de domingo 02/10/2011).

Comentários

pr.cleiton disse…
Quero ser direto em dizer que grande foi a edificção atravez deste estudo e é que com grande orgulho que sou amigo deste abençoado irmão que com grandes palavras as quais o Espírito de DEUS o espirou a proclamar tais,usando um dos pequenos versículos dentre eles o salmo 37- 5 o qual guardo em meu coração com grande confiança e esperança em DEUS. e também o salmo 40- 1 onde se ver um lindo e rico estudo o qual nos ensina e esperar, mais não um esperar humano mais um esperar em DEUS. seja sempre abençoado amigo pelo nosso DEUS supremo.

Pr.Cleiton

Postagens mais visitadas deste blog

FERIDO OU SEM FORÇAS, SEJA COMO A ÁRVORE CORTADA, QUE AO CHEIRO DAS ÁGUAS, É RENOVADA E FRUTIFICA!

PRESENÇA E AUSÊNCIA DO ESPÍRITO DE DEUS: ASCENSÃO E QUEDA DE UM UNGIDO DO SENHOR!

DESPERTA MULHER! TU, QUE DORMES, DESPERTA PARA O CHAMADO DE DEUS!