JESUS CRISTO E SUA ATITUDE DIANTE DA DOR HUMANA!

Em Mateus 12.9-15 há mais uma cena em que Cristo se revela como o Filho do Altíssimo, sendo compassivo e misericordioso diante da dor e da fraqueza do homem. Era um sábado e diferentemente dos homens religiosos, para Jesus, todo dia é dia de cura e de intervenções miraculosas, quando se trata de suprir as necessidades humanas.
Lendo e relendo todas as Escrituras Sagradas, quanto as ações ministeriais de Jesus, algumas questões estão bem definidas:

 I – JESUS É SOLIDÁRIO COM O POVO QUANDO A ESTE OCORRE ESTAR:
-  sob um regime político opressor e corrupto –Salmo 12.5
- sob o peso de uma religião legalista e fria espiritualmente – Mateus 12.1-8;12-14            (o sábado era mais importante que o sofrimento humano).
- acometido de doenças e enfermidades físicas, mentais e psicológicas – Mateus 4.24b.
-  sob a escuridão espiritual e a ausência de fé – Mateus 9.36.
 II – JESUS SE REVELA A ESTE POVO:
- Através da Justiça de Deus – Mateus 12.20 e Filipenses 3.9
- Por meio do amor e não da acusação – Mateus 12.19 e Romanos 8.11
- Evidenciando que não se revolve nada pela violência – Mateus 12.19
- Mediante o perdão – Mateus 12.20

Este episódio de cura de um homem em um sábado – a rigor Jesus realiza ao todo sete milagres em sábados – permite concluir que para Jesus a necessidade humana tem precedência em uma rigorosa interpretação da Lei.
Observe-se que a cura não era permitida no sábado, exceto quando havia perigo de vida. Mesmo assim, só poderiam ser tomadas medidas para prevenir que a doença piorasse; não poderia ser feito nada para melhorá-la. Certamente Jesus se opôs a essa ideia errônea, dizendo que, na verdade, é lícito fazer bem nos sábados.
A oposição crescente ao ministério de Jesus pelos líderes religiosos encontra sua expressão total na observância do sábado, a instituição mais sagrada entre os judeus.
O que se destaca, ainda, no episódio bíblico é o fato de, ironicamente aqueles religiosos que se sentiram ultrajados por uma suposta violação do sábado não tiveram escrúpulos para formar conselho para matarem Jesus – v.14.
Mas Jesus convicto de Sua Missão, prossegue e nos ensina que todos os que estiverem cansados e oprimidos devem ir até Ele e serão aliviados de suas cargas pesadas – Mateus 11. 28-30 – Nele todos encontrarão descanso. Basta que sejam Seus seguidores – Seus discípulos – e que aprendam com Ele, sendo igualmente mansos e humildes de coração. Os que assim procederem descobrirão que o jugo – os deveres – que Ele exigirá de cada um será fácil e que a carga – o fardo – que Ele puser sobre cada um será leve.
Glória a Deus por isso! Oro a Deus para que o Espírito Santo dê discernimento para que cada um consiga entender e assimilar esta verdade: que Jesus Cristo é expressão de amor, de graça e de paz, tão necessária e insubstituível para todos os que estão se sentindo cansados, oprimidos, escravizados, violentados pela ação de um mundo corrupto e corruptível, como enfermos e deprimidos!
Oro mais, para que Ele continue se revelando compassivo e misericordioso diante da dor e do sofrimento humano!
Quanto a você, não vacile, recorra a Ele, não sofra mais! Ele é a solução.
Ele é o remédio eficaz para todas as suas doenças e enfermidades!
Ele é a Paz para os que estão sufocados pelas agruras da vida.
Ele é a Vida para os que estão sem esperança e pensam em desistir!
Ele é a Verdade para os que estão envoltos em um mundo de enganos e mentiras que destroem a mente, o corpo e a alma!
Ele – enfim – é o Tudo para aqueles que se sentem e vivem como se não tivessem Nada mais a fazer!
Não tente prosseguir sem Ele, você não irá a lugar nenhum!
Não se esqueça de Suas marcantes palavras: “Sem mim nada podeis fazer” – João 15.5c
Pense nisso! (Reflexão com base em mensagem anunciada na Comunidade, por este pastor, no culto de domingo 26/01/2014).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FERIDO OU SEM FORÇAS, SEJA COMO A ÁRVORE CORTADA, QUE AO CHEIRO DAS ÁGUAS, É RENOVADA E FRUTIFICA!

PRESENÇA E AUSÊNCIA DO ESPÍRITO DE DEUS: ASCENSÃO E QUEDA DE UM UNGIDO DO SENHOR!

DESPERTA MULHER! TU, QUE DORMES, DESPERTA PARA O CHAMADO DE DEUS!