JESUS, O PRÍNCIPE DA PAZ , VEIO VEIO TRAZER DIVISÃO ÀS FAMÍLIAS?

Paulo afirma que a “paz de Cristo excede a todo o entendimento humano”, mas quando lemos Mateus 10.34-35, vemos Jesus afirmar: “Não penseis que vim trazer paz à terra. Não vim trazer paz, mas espada. Pois eu vim trazer divisão entre o homem e seu pai, entre a filha e sua mãe, entre a nora e sua sogra. Assim, os inimigos do homem serão os seus próprios familiares”. O que Jesus quis dizer com isso, afinal?
Esta afirmação tem provocado muita confusão no meio cristão. Ora, se Jesus, também, afirma que bem-aventurados são os pacificadores, por que agora parece contradizer-Se dizendo que Ele mesmo veio trazer discórdia em vez de paz? E o mais grave: esta discórdia teria como cenário a família. Afinal, o que significa trazer espada e divisão na família? Aonde é que Ele queria chegar com uma declaração como essa? Jesus estava, apenas, deixando Seus discípulos de sobreaviso. O fato de segui-lo provocaria efeitos colaterais imediatos e momentâneos, que atingiriam inclusive seus relacionamentos familiares. Porém este não seria o resultado final. Jesus estava apenas revelando os efeitos colaterais imediatos de Sua revolucionária mensagem. Naquela época, qualquer judeu que se convertesse à fé cristã era considerado traidor, e por isso, era deserdado e espoliado. Um pouco antes, Jesus havia dito: “Um irmão entregará à morte outro irmão, e o pai ao filho; e os filhos se levantarão contra os pais, e os matarão” (v.21). Em momento algum, Jesus estimulou desavença na família. Por conta disso, com o propósito de estimular Seus discípulos a se manterem fiéis naqueles tempos tempestuosos, Jesus os conclamou a abrir mão de suas próprias vidas. “Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim, não é digno de mim; quem ama o filho ou a filha mais do que a mim, não é digno de mim. E quem não toma a sua cruz, e não vem após mim, não é digno de mim. Quem achar a sua vida perdê-la-á, e quem perder a sua vida por minha causa, achá-la-á” (v.37-39). Observe que tais desavenças familiares seriam efeitos colaterais imediatos, e não os efeitos permanentes da pregação do Evangelho. Haveria perdas, porém, não seriam definitivas. Perde-se agora, para ganhar depois. Portanto, a paz permanente pode custar para nós um mal-entendido provisório. É claro que um familiar que ainda não conheça o amor de Deus, poderá sentir-se desprezado por aquele que O recebeu. O marido quer ser a pessoa mais importante da vida da esposa, e quando percebe agora que este lugar é ocupado por Cristo, naturalmente se sente enciumado. O mesmo acontece na relação entre pais e filhos. Mas, esta sensação tende a diminuir à medida que o convertido passa a demonstrar o amor de Cristo em seus relacionamentos. Aos poucos, os pais vão percebendo que seu filho, uma vez convertido a Cristo, tornou-se num filho melhor. O marido ficou mais atencioso, a esposa mais carinhosa, os pais mais amorosos. E assim, paulatinamente, tudo vai se adequando, e a crise inicial cede à paz. Não se pode julgar um remédio pelos seus efeitos colaterais. O importante é o resultado permanente. Ao ser questionado por Pedro por haver deixado tudo para segui-lo, Jesus lhe respondeu: “Em verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou campos, por amor de mim e do evangelho, que não receba cem vezes tanto, já no presente, em casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições, e no mundo por vir a vida eterna” (Marcos 10.29-30). Não se trata aqui de uma promessa que só será cumprida na eternidade, mas “já no presente”. E para que desfrutemos desta paz, precisamos aprender a cultivá-la. Por exemplo: se a esposa se converteu a Cristo, mas o marido não, isso poderá gerar uma crise inicial no casamento.  O marido talvez não compreenda o fato de que agora Cristo é a pessoa central da vida de sua esposa. Como reverter isso? Não adianta argumentar, discutir, ou mesmo brigar, tentando convencer o outro sobre o Evangelho. Deve-se, antes, ganhar pelo procedimento, pelo testemunho, sem a necessidade de palavras. Este princípio pode ser aplicado a qualquer relacionamento, e não apenas o conjugal. Nossas boas obras devem preceder qualquer argumentação. Chegará o momento em que os argumentos contrários cederão, e quem nos rebatia passará a pedir que lhe exponhamos a razão de nosso procedimento. Se quisermos cultivar a paz em nossos relacionamentos, precisamos deixar de sempre buscar ter razão. Na discussão acalorada, a melhor saída é o silêncio. Importa, também, evitar questões que produzem contendas. Busque a paz! Glória a Deus por isso ! (Reflexão com base em mensagem anunciada na Comunidade, por este pastor, no culto de domingo 15/11/2015). 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FERIDO OU SEM FORÇAS, SEJA COMO A ÁRVORE CORTADA, QUE AO CHEIRO DAS ÁGUAS, É RENOVADA E FRUTIFICA!

PRESENÇA E AUSÊNCIA DO ESPÍRITO DE DEUS: ASCENSÃO E QUEDA DE UM UNGIDO DO SENHOR!

DESPERTA MULHER! TU, QUE DORMES, DESPERTA PARA O CHAMADO DE DEUS!