A VIÚVA DE SAREPTA E A PROVISÃO DE DEUS EM MEIO ÀS DIFICULDADE!

O texto 1 Reis 17.8-24 nos narra a ida do profeta Elias a Sarepta, nas terras de Sidom, obedecendo a uma ordem de Deus. Ali, seria sustentado por uma viúva. Antes, importa, saber que Elias havia sido sustentado por corvos, que lhe traziam pão e carne, duas vezes ao dia. O profeta foi, então, a Sarepta, e lá realmente encontrou a mulher, apanhando lenha. De imediato, pediu-lhe água; mas, mal a mulher estava se afastando para atendê-lo eis que lhe interrompe e pede pão; Mas a mulher lhe retruca que não possuía pão, apenas um punhado de farinha e um pouco de azeite. v. 12.
O profeta poderia ter pensado: “Como esta mulher irá me sustentar, se não tem sequer para si”? Mas como aprendeu a confiar na sequidão, ele fortaleceu a mulher, dizendo: “não temas”. 
Por isso Sarepta pode presenciar o milagre da multiplicação! 
Aquela mulher, ao ofertar na dificuldade, recebeu em tão grande quantidade que distribuiu para muitas pessoas.
Elias, o sustentado por corvos. Agora, era o sustento para a viúva de Sarepta.
È assim que Deus faz conosco. Ele nos consola, para sermos consoladores.  
Quantas vezes, estamos, no lugar certo, na hora certa, na direção do Senhor, e não vemos nada?
É hora de confiar. Ele honrará nossa fé e obediência.
I. A VIÚVA DE SAREPTA - EXEMPLO DE HUMILDADE E FÉ
Não sabemos seu nome, posto que a conhecemos como “a viúva de Sarepta”. Mulher de coração bom que deixou um exemplo de humildade e fé no Deus que pouco a pouco ela foi conhecendo.
Tudo começou quando o profeta Elias disse ao rei Acabe - o rei que irritou Deus mais “do que todos os reis de Israel que foram antes dele.” (1Re 16.33b): “Vive o Senhor Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, segundo a minha palavra.” Essa  seca atingiu a todos, até mesmo o profeta Elias. Mas Deus cuidou dele assim como cuida de todos nós, seus filhos. A Bíblia nos diz que ele foi morar perto do ribeiro de Querite, bebeu de suas águas e foi alimentado por corvos que traziam pão e carne pela manhã e pão e carne à noite. Deus estava no controle de tudo e cuidava muito bem do seu servo. Por causa do plano perfeito que o Senhor tinha para a sua vida, então, enviou Elias para Sarepta para ali viver. Lá, naquela cidade, vivia uma mulher viúva, juntamente com seu filho. E por causa da seca que assolava aquela terra, estava prestes a morrer quando o Senhor falou com ela. O que Ele disse a esta pobre viúva, não sabemos mas a Bíblia em 1 Reis 17.9 nos diz que Ele falou com Elias o seguinte: “Levanta-te, e vai para Sarepta, que é de Sidom, e habita ali; eia que eu ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente.”
A pobre viúva tinha apenas um punhado de farinha e um pouco de azeite para fazer um bolo que só dava para ela e para seu filho comerem e, depois, morrerem.
O que você faria nesta situação!
Seja sensível às necessidades daqueles que o Senhor coloca diante de você.
Mas o mais fascinante é que a mulher confiou totalmente na Palavra de Deus e de Seu profeta. Ela correu o risco de morrer de fome usando o que lhe resta de farinha e azeite para alimentar primeiro o profeta de Deus.
II. A VIÚVA DE SAREPTA: CORAGEM, OBEDIÊNCIA E FÉ
Vejamos os detalhes das características apresentadas pela viúva:
1-    Mulher de Coragem. (v. 13a). 
“… Não temas…”
·         Ela não temeu e aceitou o desafio.
·         Ela não temeu e desafiou os obstáculos. 
·         Ela não temeu e ficou no centro da vontade de Deus.
2- Mulher de Obediência – Submissão.
 (vv.1 3b, 15a). “… vai… E foi ela e fez conforme a palavra de Elias…”
·         Ela obedeceu, foi prudente.
·         Ela obedeceu, por isso obteve êxito. 
·         Ela obedeceu, e passou a saber que isso é o caminho que leva à vitória. 
2-    Mulher de Fé. (vv. 14,15). “Porque assim diz o Senhor, Deus de Israel: A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará, até ao dia em que o  Senhor dê chuva sobre a terra. E foi ela e fez conforme a palavra de Elias; e assim comeu ela, e ele, e a sua casa muitos dias.”
·         Pela fé, ela viu o invisível.
·         Pela fé, ela pode agradar a Deus.
·         Pela fé, o milagre aconteceu.
A mulher venceu o medo e respondeu mostrando uma atitude de coragem, obediência e confiança.  Deus foi fiel à sua promessa. – “Da panela a farinha se não acabou, e da botija o azeite não faltou, conforme a palavra de Senhor, que falara pelo ministério de Elias.” (v. 16). Siga o exemplo dessa mulher e tome posse das bênçãos e promessas do Senhor na sua vida em nome de Jesus! A viúva é um exemplo de como podemos confiar em Deus para o sustento nesta vida, quando confiamos em sua Palavra e colocamos Deus em primeiro lugar. Assim como a viúva, oramos a Deus para que mais pessoas possam agir assim em atitude de fé, doando-se para pessoas que necessitem de ajuda. Glória a Deus, por isso! (Mensagem anunciada na Comunidade, no culto de domingo 07/02/2016). 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FERIDO OU SEM FORÇAS, SEJA COMO A ÁRVORE CORTADA, QUE AO CHEIRO DAS ÁGUAS, É RENOVADA E FRUTIFICA!

PRESENÇA E AUSÊNCIA DO ESPÍRITO DE DEUS: ASCENSÃO E QUEDA DE UM UNGIDO DO SENHOR!

DESPERTA MULHER! TU, QUE DORMES, DESPERTA PARA O CHAMADO DE DEUS!