sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

AS BÊNÇÃOS QUE VIRÃO A PARTIR DO EXERCÍCIO DA PACIÊNCIA

A volta de Cristo é um tema que interessa a todo cristão.  Tiago, em sua carta, também demonstra interesse com o tema, pois no capítulo 5 fala aos leitores da vinda do Senhor (v. 7,8 e 9). Então, ele exorta-os a ter paciência até o Seu retorno. Através da vida de pessoas ali citadas é possível analisar três exemplos ilustrativos de paciência.
 PRIMEIRO EXEMPLO: O AGRICULTOR (v. 7-9): Uma pessoa impaciente, não pode ser um agricultor. Não prospera alguém que se dispõe a plantar e cultivar o solo, sendo impaciente.
Isto porque o agricultor deve ser:
1)  PACIENTE COM O SOLO: O agricultor despende muito esforço e trabalho para preparar o solo para semear a semente.
Sem irrigação, os agricultores judeus esperavam lavrar após as primeiras chuvas.
2) PACIENTE COM A SEMENTE: Algumas sementes são fracas e doentes, algumas são comidas por aves e pragas. 
3) PACIENTE COM A ESTAÇÃO: Muita chuva ou muito sol podem destruir as colheitas. 
(Observe que no versículo 9 que Tiago exorta aos crentes "não vos queixeis uns dos outros ".  
Muitos são os impacientes:
1. Impacientes com Deus. Tantas vezes em nossa caminhada cristã, nos tornamos impacientes e decepcionados com Deus. Dê a Deus a oportunidade de completar em você o que Ele quer no Seu tempo. 
2.     Impacientes com o próximo. A verdade é que quando você se torna impaciente com Deus, muito mais está contra os outros. E isso é duplamente ruim! 
     SEGUNDO EXEMPLO: OS PROFETAS (v. 10)Os destinatários da carta de Tiago deveriam estar familiarizados com o exemplo dos profetas do Antigo Testamento. Quando lemos como esses servos fiéis sofreram, nos ensina que Deus ainda está no controle. Os profetas nos ensinam uma importante verdade. Mesmo estando na vontade de Deus, ainda assim eles sofreram.  
1. Eles estavam proclamando a sua mensagem em "nome do Senhor" Veja o seu exemplo de fé em Hebreus 11:32-38. 
2. O sofrimento é, por vezes, devido à sua fidelidade e serviço a Deus. Mas quantos realmente podem aceitar isso?  
C. Os profetas nos encorajam, lembrando-nos que Deus cuida daqueles que sofrem por causa dEle. 
TERCEIRO EXEMPLO: Jó. (v.11) Jó é o exemplo clássico de um homem que pacientemente suportou o sofrimento e foi abençoado por Deus por sua fé. Tiago lembra-nos que há bênçãos para aqueles que perseveram. Mas o caminho para a prosperidade é a adversidade!  Jó perdeu tudo o que tinha, exceto sua mulher irritante e três amigos fariseus (Elifaz, Bildade e Zofar). Jó não entendia as causas de seu sofrimento. Ele não sabia o que estava acontecendo nos bastidores com Deus e Satanás, mas Jó suportou pacientemente.  

Finalmente:

Ter paciência implica permanecer onde você está, mesmo quando quando realmente se sente com vontade de correr, se esconder e desistir!

Um discípulo paciente sabe que Deus não o deixou nem o abandonou.

A ajuda de Deus está a caminho, e Ele não vai desapontar os justos que confiam e esperam Nele. 
Oro a Ele para que nos ajude a compreender e a praticar o exercício da paciência, permanecendo Fiel a Ele, em meio às tormentas e adversidades da vida! 
(Mensagem anunciada na Comunidade, por este pastor, no culto de domingo 31/01/2016). 

Nenhum comentário: