DEUS NÃO VÊ APARÊNCIAS, MAS O CORAÇÃO ( O INTERIOR)!

Em 1 Samuel 16.1-13 há uma narrativa que nos interessa esmiuçar. Saul era rei em Israel, mas deixara de fazer o que agradava a Deus e este deu ordens ao profeta Samuel para ir a casa de Jessé, o belemita, pois lá estava aquele que iria reinar sobre Seu povo. Sobre este assunto algumas observações nos surgem, vendo o texto, mas também analisando os textos anteriores:
1) O Senhor nomeou Saul para ser rei e Samuel o ungiu (10.1).
2) O Senhor rejeitou Saul, por causa de sua obediência e Samuel anunciou isso a ele.        ( 15.26).
3) O Senhor nomeou Davi para ser o novo rei e Samuel foi ordenado a ir e o ungir (16.1).
Podemos afirmar que Samuel sempre fez o que o Senhor tinha lhe ordenado fazer.
Como servo, Samuel não tomava decisões, ele as executava, pois sabia ser o melhor para ele, já que vinham da parte de Deus.
Esta verdade é muito instrutiva igualmente para quem deseja servir a Deus.
Como Samuel, nossa função não é a função de tomador de decisões, mas a função de realizador do que Deus já decidiu.
Samuel não decidiu ungir Saul, nem decidiu depois ir dizer a ele que fora rejeitado por Deus.
De forma semelhante, não decidiu, por si mesmo, ir à casa de Jessé. Todas foram decisões de Deus e Samuel simplesmente as executou.
Na consciência de 1 Coríntios 12.12-31, tal qual nossos membros físicos estão sob completa submissão a cabeça, nós também como membros do corpo de Cristo, devemos estar sob completa submissão a Cabeça desse corpo, o Senhor.
Ele é o Senhor e nós somos Seus servos. Deus toma as decisões, nós as executamos.
Tendo recebido toda a informação que ele precisava, Samuel se mexeu para a ação. Ele fez o que lhe dissera o Senhor, v.4,5. O Senhor deu as direções a Samuel e Samuel agiu sobre elas. Portanto, ele foi a Belém e logo tinha os sete filhos de Jessé diante dele.
Como podemos nos lembrar, o Senhor tinha dito a ele que o próximo rei seria um dos filhos de Jessé, sem, entretanto, afirmar quem seria.
E o que aconteceu? Aprendemos que o Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração. O primeiro na linhagem era Eliabe, o filho mais velho da família. Ele provavelmente era bonito e sua aparência era adequada para um rei, pois quando Samuel o viu, ele pensou que era ele. Mas, o Senhor, examinando-lhe o coração, o recusou. Isso acontece muito conosco. Gostamos de algo que parece perfeito aos nossos olhos físicos e assim somos levados a acreditar que é também da vontade de Deus para nós.
Mas aprendemos neste episódio que nunca devemos fazer uma decisão baseada na aparência exterior. 
Samuel ouviu a voz de Deus e continuou no processo de escolha; não desistiu, após ver o último dos jovens que ali estava e indagou ao pai, se haviam passado todos os seus filhos; mas este, responde que não, ainda, que havia o mais moço, o menor dentre todos, v.11-13. Ao entrar Davi, Deus fala a Samuel que ali estava o escolhido, o que deveria ser ungido, pois seria o futuro rei de Israel. E assim foi feito, e o texto sagrado nos afirma que daquele momento em diante, o Espírito de Deus se apossou de Davi.
Quantas vezes nos encontramos na mesma posição! Apresentamos a Deus escolhas por coisas que acreditamos ser da Sua vontade, mas se soubermos esperar, ouviremos que não devemos fazer isso ou aquilo.
Deus olha ao coração, ao íntimo, e, então faz as escolhas certas. Samuel ouviu sete “não” antes da desejada resposta positiva. O profeta não  ungiu o primeiro na “fila”, o primogênito, mas certamente ungiu o melhor.
Cuidado com as aparências, cuidado com a venda nos olhos, não confie em suas intuições, nem no que parece ser bom, pois isso pode iludir você, espere, confie e aguarde as ordens do Senhor que chegarão ao seu espírito.
Aí sim, você fará as coisas certas, pois o Senhor é quem estará no comando, não você!
Cuidado com suas escolhas, cuidado com o que parece ser bom! Permita que o Senhor faça as escolhas por você! Posicione-se um passo atrás, peça para que Ele vá à frente, abrindo portas e caminhos! E aí a vitória estará esperando por você! Glória a Deus, por isso!(Reflexão com base em mensagem anunciada na Comunidade, por este pastor, no culto de domingo 21/06/2015). 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FERIDO OU SEM FORÇAS, SEJA COMO A ÁRVORE CORTADA, QUE AO CHEIRO DAS ÁGUAS, É RENOVADA E FRUTIFICA!

PRESENÇA E AUSÊNCIA DO ESPÍRITO DE DEUS: ASCENSÃO E QUEDA DE UM UNGIDO DO SENHOR!

DESPERTA MULHER! TU, QUE DORMES, DESPERTA PARA O CHAMADO DE DEUS!