O SENHOR É GUARDA FIEL E PROTETOR, DELE VEM O SOCORRO !

O salmo 121 não possui autoria conhecida, mas retrata bem o clamor e a certeza de que em Deus podemos confiar e nEle esperar sempre, pois é Ele quem nos guarda e protege. Ele nunca dorme, nem cochila. Ele sempre estará ao nosso lado para nos proteger, basta nEle confiar! 
É certo que todos passamos por momentos difíceis, tanto com problemas, como com situações desagradáveis e que tiram a nossa paz. Essas situações nos levam a buscar uma solução, um socorro que possa nos trazer alívio, paz e vitória. As pessoas costumam procurar em diversos lugares por socorro. Buscam pessoas ou coisas que possam socorrê-las, mas quase sempre não encontram, pois o socorro verdadeiro não existe onde estão procurando. O socorro eficaz está em Deus. Como poderemos saber disso? Lendo e compreendendo as verdades contidas no Salmo 121, identificamos, em cada versículo, uma verdade que deve marcar nosso caminho com Cristo:
I – O SOCORRO ESTÁ EM DEUS: quem escreveu o salmo certamente passava por alguma situação difícil, então, busca o socorro no Senhor. “Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro?” (v. 1). Os “montes” simbolizam Sião e Jerusalém, e o templo que, naquela época, representava para o povo a presença viva de Deus ali. O salmista buscava encontrar a presença de Deus, pois sabia que o seu socorro viria do Senhor.
II – O SOCORRO DE DEUS É CERTO: “O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra.” (v. 2). Não há qualquer dúvida de que Deus viria socorrer o salmista. O salmista poderia ter dito: “eu acho que o meu socorro vem do Senhor”, ou então: “o meu socorro talvez venha do Senhor”; mas ele foi enfático e com fé em Deus declara: “O meu socorro vem do Senhor”.
III – DEUS QUE SOCORRE É SOBERANO SOBRE TODAS AS COISAS: “Ele não permitirá que os teus pés vacilem…” (v. 3). Tudo está debaixo da permissão de Deus. Nada pode acontecer sem a permissão Dele. Todos os seus problemas estão sob Sua autoridade. Se você crer nisso, deve descansar e encontrar paz, pois Ele não deixará que você fique enfraquecido, perca o ânimo, desista ou vacile!
IV – DEUS QUE É SOBERANO ESTÁ ALERTA AO QUE ACONTECE EM MINHA VIDA: “É certo que não dormita, nem dorme o guarda de Israel.” (v. 4). Não há perigo de Deus se esquecer de você, pois Ele não cochila, nem dorme; está sempre alerta, é onisciente, onipresente, onipotente. É o guarda perfeito, que vigia a todo instante aos Seus!
V- DEUS QUE ESTÁ ALERTA AO QUE ACONTECE EM MINHA VIDA, ESTÁ BEM PRÓXIMO DE MIM: “o Senhor é a tua sombra à tua direita.” (v. 5). Deus acompanha os seus adoradores, não os deixa, não os desampara. Assim como sua sombra que nunca se distancia de você, assim é Deus com você! Ele está totalmente próximo, participando da sua vida, bem de perto!
VI – DEUS QUE ESTÁ BEM PRÓXIMO DE MIM, ESTÁ ME CONDUZINDO EM TODOS OS MOMENTOS: “De dia não te molestará o sol, nem de noite, a lua.” (v. 6). O Senhor sempre socorrerá você nas dificuldades da vida. Ele não descansa, sua proteção é de 24 horas, ininterruptamente, quer haja a luz do dia, ou a escuridão das noites frias e traiçoeiras, Ele estará bem próximo conduzindo você!
VII – DEUS QUE ME CONDUZ EM TODOS OS MOMENTOS, ME PROTEGE, SEMPRE: “O Senhor te guardará de todo mal; guardará a tua alma.” (v. 7). Deus esconde você debaixo de Sua proteção. Você pode passar por muitas tribulações, mas saiba que Ele guarda como um cuidadoso Pai, assim como um pássaro guarda os seus filhotes no ninho, livrando-os de qualquer sobressalto ou perigo.
VIII- DEUS QUE ME PROTEGE SEMPRE, CUIDARÁ DE MIM EM TODOS OS LUGARES E EM TODOS OS MOMENTOS: “O Senhor guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre.” (v. 8). Os seus passos estão debaixo da supervisão e dos cuidados de Deus.
Aposse-se destas verdades e não tema, tampouco vacile. Seu socorro está no Senhor, Ele, somente Ele, guarda e protege! Ele está agora e no futuro sempre estará pronto a socorrer você! (Reflexão com base em mensagem anunciada na Comunidade, por este pastor, no culto de domingo 22/12/2013). 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FERIDO OU SEM FORÇAS, SEJA COMO A ÁRVORE CORTADA, QUE AO CHEIRO DAS ÁGUAS, É RENOVADA E FRUTIFICA!

PRESENÇA E AUSÊNCIA DO ESPÍRITO DE DEUS: ASCENSÃO E QUEDA DE UM UNGIDO DO SENHOR!

DESPERTA MULHER! TU, QUE DORMES, DESPERTA PARA O CHAMADO DE DEUS!